Filtrar


Questões por página:
Na Unidade de Saúde da Família, com relação ã criança a ser vacinada o enfermeiro deve proceder da seguinte forma:
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao esquema vacinal, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação do Adolescente em relação à vacina Papilomavírus humano (HPV).
Em 2014, o Programa Nacional de Imunização (PNI) introduziu a vacina HPV quadrivalente para meninas, no esquema de duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Em 2017, o programa passou a contemplar também os meninos, igualmente no esquema de duas doses. Os dados de efetividade após a introdução da vacina em programas públicos demonstram uma importante redução no número de casos de verrugas genitais, lesões precursoras do câncer e do câncer cervical propriamente dito. São raríssimos os casos de falha vacinal (breakthrough) pelos tipos contidos na vacina. Conforme calendário de vacinação 2022 (Ministério da Saúde), qual é a idade recomendada para aplicar a vacina HPV?
Na unidade de saúde em que trabalha, um técnico de enfermagem está organizando a aplicação das vacinas do esquema básico de imunização do Distrito Federal em crianças. Uma mãe questiona por que o esquema de vacinação inclui doses em múltiplas idades, e não apenas uma dose única para cada vacina. O técnico de enfermagem explica que essa estratégia é adotada para:
No contexto do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Brasil, qual das seguintes vacinas faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e é fundamental para prevenir uma doença altamente contagiosa que pode resultar em complicações graves, como encefalite e pneumonia?