Filtrar


Questões por página:
O controle da brucelose bovina e bubalina por meio da vacinação é uma medida sanitária que visa reduzir a prevalência da doença entre os animais e, dessa maneira, contribuir para a redução dos índices de transmissão dessa zoonose bacteriana. A mais antiga vacina utilizada é a B19, que é uma amostra da Brucella abortus e tem sido utilizada desde o ano de 1930. No Brasil, essa vacina é obrigatória para bezerras entre 3 e 8 meses de idade. Com relação a essa vacina, assinale a alternativa correta.
As vacinas são importantes insumos aplicados nos animais com o objetivo de conferir proteção contra diversas doenças que podem ter consequências variadas, como algum prejuízo no desenvolvimento, incapacidade temporária ou permanente e até mesmo morte. Considerando as vacinas disponíveis para os animais e seus benéficos efeitos protetores, assinale a alternativa que apresenta o nome de uma doença para a qual ainda NÃO há vacina disponível.
Em 2022, houve atualizações no Protocolo de Profilaxia pré, pós e reexposição da raiva humana no Brasil, por meio da Nota Técnica nº 8 (NOTA TÉCNICA Nº 8/2022 - CGZV/DEIDT/SVS/MS) do Ministério da Saúde. Sobre essa Nota Técnica, assinale a alternativa correta que contém o esquema vacinal recomendado no protocolo de profilaxia pré-exposição da raiva humana.
Com relação a vacina B19 contra brucelose bovina, assinale a afirmativa incorreta.
A preservação de microrganismos destinados à produção de vacina é um ponto crucial na indústria farmacêutica veterinária. A preservação visa garantir a viabilidade, a isenção de contaminações e a estabilidade genética de um agente biológico. Em relação ao método de preservação de microrganismo por longos períodos, assinale a afirmativa correta.