Filtrar


Questões por página:
Em uma escola na comunidade Quilombola, a capoeira é ensinada aos jovens como um legado cultural afro-brasileiro. Durante a aula, o mestre propõe um jogo que envolve gingas, golpes e acrobacias.
Qual a alternativa que melhor caracteriza a natureza pedagógica dessa atividade?
Em uma escola pública de ensino fundamental, o professor de Educação Física, Carlos, está planejando suas aulas para o próximo ano letivo. A turma de 6º ano é composta por 33 alunos, com diferentes origens, habilidades e necessidades. Entre eles, há três alunos com necessidades educacionais especiais: Ana, que possui deficiência visual, Bernardo, que possui Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e Clara, que possui amputação de um membro superior.

Considerando o princípio da inclusão presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Educação Física, qual alternativa o professor Carlos deve considerar ao planejar suas aulas para atender às necessidades dos alunos da turma, incluindo Ana, Bernardo e Clara?
Compreender os conceitos de incapacidade, deficiência e desvantagem é fundamental para promover uma sociedade mais inclusiva e equitativa. Esses termos, muitas vezes utilizados de forma intercambiável, representam diferentes aspectos da diversidade humana e das barreiras que as pessoas podem enfrentar em suas vidas. De acordo com estes conceitos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Incapacidade. (2) Deficiência. (3) Desvantagem
( ) Perda ou anormalidade de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, temporária ou permanente. ( ) Restrição, resultante de uma deficiência, da habilidade para desempenhar uma atividade considerada normal para o ser humano. ( ) Prejuízo para o indivíduo que limita ou impede o desempenho de papéis de acordo com a idade, sexo, fatores sociais e culturais.
O profissional atuante em processos de inclusão das pessoas com deficiência intelectual no trabalho deve promover e oferecer:
I. Relações: inserindo-a na rede de relações inverídicas, de linguagens e de representações imutáveis que lhes estão impostas. II. História: compreendendo a pessoa como resultado de um percurso dentro de presente, passado e futuro. III. Contexto: posicionando-a em função do cenário real, em relação vital com um ambiente que pode se modificar. IV. Sentido: inserindo-a numa lógica de sentidos e significados, deslocando o olhar que a reduz a diagnóstico, compreendendo a expressão de signos que, lidos num determinado contexto, querem sempre dizer algo.
Está CORRETO o que se afirma:
Capacitismo é a definição dada a quaisquer formas de discriminação, preconceito ou tratamento desigual a pessoas com deficiência. No esporte, uma ação positiva frente ao combate deste problema se dá por:

Imagem associada para resolução da questão