Filtrar


Questões por página:
Um corpo pode ficar eletrizado ao sofrer atrito, contato, indução, efeito fotoelétron e efeito termiônico. Observe a sequência de acontecimentos a seguir:
• Um corpo A foi colocado em contato com um corpo B, em seguida ele foi afastado;
• O corpo B foi aproximado do corpo C que estava ligado à Terra por um fio condutor, após algum tempo de aproximação, o fio é cortado e os corpos são afastados;
• Um corpo D é bombardeado por uma radiação de frequência acima do ultravioleta sofrendo o efeito fotoelétrico;
• Por fim, ao aproximar o corpo D do corpo A, observa-se que eles se repelem.
Assim, as cargas elétricas dos corpos A, B, C e D, no final de todos os processos são, respectivamente,

Uma tira metálica desliza com campo magnético B, como mostra a figura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Esta experiência causa uma diferença de potencial V entre os pontos

Um condutor retilíneo apoiado sobre um condutor dobrado em forma de U é deslocado uma distância de 20 cm em uma região em que atua um campo magnético uniforme e constante de 2T, conforme indicado a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Se o módulo da força eletromotriz induzida durante esse deslocamento é de 0,5V e o tempo gasto para efetuá‐lo é de 0,8 s, então o comprimento “L" desse condutor é de:


O físico James Clerk Maxwell propôs o conceito de corrente de deslocamento para tornar a Lei de Ampère consistente com o princípio de conservação da carga em casos em que a carga elétrica se acumula, como, por exemplo, num capacitor. Ele interpretou este fenômeno como um movimento real de cargas, mesmo no vácuo, onde ele supôs que corresponderia ao movimento de cargas de um dipolo no éter. Embora essa interpretação tenha sido abandonada, a correção de Maxwell à Lei de Ampère permanece válida (um campo elétrico variável produz um campo magnético). Para se obter uma corrente de deslocamento instantânea de 0,01 mA entre as placas de um capacitor, tendo o capacitor como pF a quinta parte de 2500, são necessários:
Sabemos que quando uma diferença de potencial é aplicada sobre um circuito há o surgimento de uma corrente elétrica induzida chamada força eletromotriz. A Lei de Faraday relaciona a força eletromotriz ε induzida na espira com a taxa de variação do fluxo magnético através desta espira. O fluxo magnético de uma espira quadrada de 2 cm de lado, colocada perpendicularmente às linhas de um campo magnético uniforme de intensidade 2 T, é: