Questões de Concurso
Filtrar
68 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 14
Questões por página:
Com relação ao texto precedente e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.
A criação do Consórcio Siderúrgico do Maranhão, a ALUMAR — siderúrgica produtora de ferro-gusa e aços inoxidáveis — foi um dos principais investimentos da política de industrialização tardia do Maranhão.
Com relação ao texto precedente e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.
A Mata de Cocais, bioma de transição entre o Cerrado e a Amazônia, é fonte de recursos para grande número de trabalhadores rurais do Maranhão que vivem da extração do coco-babaçu, o que demonstra que a industrialização tardia e a expansão da fronteira agrícola não extinguiram a atividade extrativista nesse estado.
Com relação ao texto precedente e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.
Região considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, o Matopiba compreende o bioma Cerrado do Maranhão nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e responde por parte da produção brasileira de grãos e fibras.
Com referência à organização do espaço geográfico brasileiro, julgue o próximo item.
A Zona Franca de Manaus, criada na década de 60 do século passado pelo Regime Militar para desenvolver a região Norte e povoar o vasto território de ocupação rarefeita, é hoje uma aglomeração industrial onde o meio técnico, científico e informacional se manifesta de maneira expressiva, com grande número de empresas e diversidade de segmentos.
Com referência à organização do espaço geográfico brasileiro, julgue o próximo item.
Na cidade, centro de controle e gestão do território, as empresas industriais definem suas estratégias de localização considerando as regiões com grande densidade técnica, científica e informacional que lhes possibilitem maior capilaridade no território e reprodução do capital, além da potencialidade de mão de obra qualificada e da proximidade estratégica de grandes mercados consumidores.