Filtrar
114 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 23
Questões por página:
"O estudo, realizado por uma equipe internacional de cientistas, analisou dados de 550 rios em todo o mundo. Os resultados mostraram que as taxas de decomposição da matéria orgânica variam significativamente entre os rios, e que essas variações estão fortemente relacionadas às atividades humanas. Em áreas com alta densidade populacional e intensificação agrícola, as taxas de decomposição tendem a ser mais elevadas. Isso se deve ao aumento da entrada de nutrientes e poluentes nos rios, que estimulam o crescimento de microrganismos decompositores."
Fonte: https://cidadeverde.com/cienciaviva/126610/atividadeshumanas-e-padroes-globais-de-decomposicao-em-riossituacao-do-parnaiba-e-do-poty-em-teresina
O impacto ambiental das atividades humanas pode ser observado em diversas áreas, como desmatamento e poluição dos recursos hídricos. Sobre esses impactos, assinale a alternativa correta:
Texto 1
O fordismo é um método de organização da produção e do trabalho complementar ao taylorismo “que se caracteriza pelo gerenciamento tecnoburocrático de uma mão de obra especializada sob técnicas repetitivas de produção de serviços ou de produtos padronizados.”
A unidade dos contrários. Rev. Adm. Pública 45 (4), ago.2011.Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/7DZRgxs8gXXWKGps4HWZxCQ/ Acesso: 8 ago.2025
Texto 2
O aparato produtivo flexível e sua adaptação permitem ao toyotismo atender sua produção a demanda de bens e serviços. (...) Os trabalhadores têm que se adaptar à produção. Surge a expressão “trabalhador polivalente”, que rompe com o trabalhador especializado do sistema fordista. (...) Aqui o trabalhador tem que executar várias tarefas, tudo de acordo com a demanda (sem falar a preocupação com a qualidade do produto). (...) Para se adaptar à demanda é necessário o aparato produtivo flexível, afetando diretamente a organização do trabalho e tornando-a flexível também.
SANTOS, Vinicius Correia. Da era fordista ao desemprego estrutural da força de trabalho. Disponível em: https://www2.unifap.br/glauberpereira/. Acesso: 24 jul.2025 (Adaptado)
A saturação do modelo produtivo descrito no texto 1 motivou transformações no setor secundário, descritas no texto 2, e consequentemente mudanças nas relações sociais capitalistas e de produção, sendo um exemplo:
Indique a alternativa que completa as lacunas.
O crescimento urbano desordenado e o surgimento de aglomerados nas periferias resultam de dois fatores, que são a __________________ e o ___________________.