Filtrar


Questões por página:
Na classificação e critérios definidores de Infecção de Sítio Cirúrgico (ISC) em pacientes internados e ambulatoriais, a ISC Incisional superficial envolve
Infecção Hospitalar (IH) é um problema de saúde que afeta cerca de 1,5 milhões de pessoas por ano no mundo. A estimativa é de que a cada 100 pacientes hospitalizados em países em desenvolvimento,10 terão IH. Por isso é necessário que os hospitais adotem estratégias de contínua avaliação da efetividade dos Programas de Controle de Infecção Hospitalar e o seu impacto na qualidade do cuidado em saúde, garantindo a segurança do paciente e melhorias para o aprimoramento da prática assistencial. Para a adequada execução de Programas de Controle de Infecções Hospitalares, a Portaria N.º 2616, de 12 de maio de 1998, do Ministério da Saúde, informa que os hospitais deverão constituir Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Sobre as competências da CCIH, marque a alternativa CORRETA.
O Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA define como infecção nosocomial aquela que não está presente, nem incubando a admissão do paciente no hospital (COUTO,1997, p.139). Considerando os critérios diagnósticos de investigação de infecção hospitalar e de sua ocorrência em surtos, é CORRETO afirmar:
A infecção relacionada à assistência em saúde (IRAS) é definida como qualquer infecção adquirida pelo paciente enquanto ele estiver internado no hospital, e os sintomas podem se manifestar ainda durante a internação ou após a alta. Assinale a alternativa CORRETA sobre algumas boas práticas para prevenção de IRAS:
Infecções hospitalares que ocorrem dentro da instituição são a segunda maior causa de contágio associada aos cuidados de saúde. São medidas que profissionais de saúde devem seguir para evitar a proliferação de infecções hospitalares, EXCETO: