Filtrar


Questões por página:
A sífilis congênita é decorrência da infecção pelo Treponema pallidum em qualquer fase da gestação. Para diminuir a prevalência dos casos o Ministério da Saúde investiu no teste rápido para ampliar a cobertura de diagnóstico e tratamento adequado. Assinale a alternativa correta.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível e em gestante se torna um caso especial que precisa ser acompanhado devido à grande probabilidade de transmissão vertical. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. As gestantes com teste rápido reagentes para sífilis deverão realizar os testes comprovatórios para serem consideradas portadoras de sífilis. II. O monitoramento sorológico deve ocorrer trimestral até um ano de pós-parto. III. É necessário implementar o pré-natal do parceiro, assim quando o teste de sífilis for reagente recomendar o tratamento adequado, visto que 1/3 das parcerias sexuais de pessoas com sífilis recente desenvolverão sífilis dentro de 30 dias da exposição.
A conscientização, a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento são fundamentais para controlar a propagação das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e o enfermeiro tem um papel fundamental nesse processo. Com base nisso, analise a Figura 1 abaixo e assinale a alternativa que corresponde à provável IST relacionada às lesões apresentadas.

Imagem associada para resolução da questão

Figura 1
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. Sobre ISTs, assinale a alternativa INCORRETA.
Visualizar Questão Comentada
“Pedro Paulo,41 anos de idade, chegou ao pronto-socorro com intensa dor abdominal. Sua temperatura era de 38,5°C; ao urinar queixa-se de dor e ardência, secreção abundante de pus pela uretra. Ao ser questionado sobre sua vida sexual, relatou possuir vida sexual ativa, com várias parceiras sem a utilização do preservativo.” Os sintomas apresentados referem-se a: