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Os CRESSs, de acordo com competências e atribuições previstas por lei federal, têm o poder de julgar casos e aplicar sanções, quando forem violados, por profissionais de serviço social, os princípios previstos no código de ética da profissão.
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Nos casos de participação ou conivência de empresas nas infrações à lei por profissionais de serviço social que nelas trabalhem, a penalidade será aplicada somente a tais profissionais, conforme prescreve a legislação que regulamenta a profissão dessa categoria.
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O assistente social que, por qualquer meio, facilitar a coordenação ou a supervisão de atividades na área de serviço social por profissional não inscrito no conselho regional de serviço social (CRESS) comete uma infração à lei, sendo, portanto, passível de penalidade.
Em uma unidade prisional, um detento abriu um processo em que solicita o direito de visita intima de seu companheiro, com quem mantinha um relacionamento homoafetivo estável antes de sua prisão. Ao analisar o processo, o assistente social emitiu um parecer negativo à solicitação do detento, em conformidade com a lógica institucional que não reconhece este tipo de relação afetiva.

Diante deste fato, o advogado do detento encaminhou uma denúncia ética ao Conselho Regional de Serviço Social, tendo como base o Código de Ética Profissional do Assistente Social.

Assinale a opção que indica a infração ética denunciada.
Uma assistente social, no exercício de suas atribuições, enviou um relatório ao Ministério Público com o intuito de informar a situação de abandono e vulnerabilidade social na qual se encontrava a idosa Maria. Após a abertura do processo, o Ministério Público nomeou outro assistente social para avaliar o fato denunciado.

Em consonância com o Código de Ética Profissional do Assistente Social, a postura que deve ser assumida pelo assistente social nomeado é