Filtrar


Questões por página:

Considerando as etapas/estágios da despesa orçamentária, associe os elementos da Coluna X às definições correspondentes na Coluna Y.


Coluna X


( 1 ) Empenho.


( 2 ) Liquidação.


( 3 ) Pagamento.


( 4 ) Planejamento.



Coluna Y


( ) Momento em que as descentralizações de créditos orçamentários ocorrem.


( ) Consiste na entrega de numerário ao credor.


( ) Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico.


( ) Consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.


( ) Só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa.


( ) Cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.


( ) Fixação da despesa e realização de processo de licitação e contratação.



Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da Coluna Y, considerando-a de cima para baixo:

Considerando o disposto na Lei n.º 4.320/1964 acerca dos créditos adicionais, marque a alternativa CORRETA.
A Lei nº 4.320/1964, que dispõe sobre a elaboração e controle dos orçamentos e balanços, estabelece algumas regras para Restos a Pagar. Sobre esse aspecto, analise as afirmativas apresentadas a seguir:
I. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindose as processadas das não processadas. II. Os empenhos que sorvem a conta de créditos com vigência plurienal, que não tenham sido liquidados, serão computados como Restos a Pagar no primeiro ano de vigência do crédito. III. A dívida flutuante compreende os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida. IV. O registro dos restos a pagar far-se-á por exercício e por grupo de natureza de despesa, não sendo necessária a distinção entre as despesas processadas e não processadas. V. No Balanço Financeiro, os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):
A receita, de acordo com a Lei Nº 4.320/1964, classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. A este respeito, assinale a alternativa que contém apenas exemplos de receitas de capital:
A Lei Nº 4.320/1964, que dispõe sobre o Orçamento Público, define os créditos adicionais como autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei do Orçamento. Os créditos adicionais classificam-se em:
I. Suplementares, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica. II. Especiais, os destinados a reforço de dotação orçamentária. III. Extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):