Filtrar


Questões por página:
Um sistema elétrico é do tipo TT-S. Isso significa, em relação ao tipo de aterramento, que:
Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) visam interceptar raios e conduzi-los à terra, considerando:
Sobre a orçamentação e a composição de custos de projetos de subestações, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta.

I - A elaboração de orçamentos de projetos elétricos de subestações deve considerar as características de cada subestação como tensão, potência dos transformadores de potência, correntes nominais e de curto-circuito, arranjo do barramento e as condições ambientais da região.
II - O módulo de infraestrutura é composto pelos equipamentos principais da subestação e pelos materiais e serviços necessário para a sua instalação.
IIl - A metodologia indicada pela Aneel para a elaboração de orçamentos de subestações é baseada no conceito de transformação.
IV — A ANEEL apresenta metodologia para a elaboração do orçamento e para a formação e atualização de banco de preços dos diferentes tipos de subestações e equipamentos.
Sobre compensação de reativos para correção de potência, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta.

I - Corrigir o fator de potência é de interesse somente do consumidor, uma vez que não há consequências do excesso de fluxo de reativos pelos condutores da rede.
II - Motores de indução, transformadores e reatores de lâmpadas fluorescentes são alguns exemplos de equipamentos responsáveis por um baixo fator de potência de uma instalação elétrica.
III - Instalar um banco de capacitores é a principal solução para corrigir o fator de potência de uma instalação elétrica.
IV - Corrigir o fator de potência reduz as perdas energéticas de uma instalação, porém com o custo adicional devido ao excedente de reativos.
Um dos objetivos principais do aterramento elétrico é: