Filtrar


Questões por página:
As tubulações de águas pluviais são de fundamental importância, contribuindo para o aumento da durabilidade das edificações, visto sua proteção contra acúmulo indevido da água da chuva nas coberturas, que são um dos elementos mais danosos para a durabilidade e a aparência das edificações. Em relação às instalações prediais de águas pluviais, analise as afirmativas a seguir.
I. Os códigos de obras das municipalidades, em geral, proíbem o caimento livre da água dos telhados de prédios de mais de um pavimento, bem como o caimento em terrenos vizinhos. II. Os condutores horizontais são encaminhados à rede pública de coleta de águas pluviais (onde houver) através de variadas ligações subterrâneas entre a última caixa de areia (inspeção) e o coletor público. III. Os condutores verticais devem, sempre que possível, ser projetados em uma só prumada. Em casos de ocorrência de desvios, devem-se usar curvas de 90° de raio longo ou curvas de 45° e tubos operculados.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Os bueiros são obras destinadas a permitir a passagem livre das águas que correm nas estradas. No que diz respeito à classificação dos bueiros, analise os seguintes itens:

I.forma da seção;

II.número de linhas;


III.materiais com os quais são construídos;

IV.esconsidade.

Os bueiros podem ser classificados quanto aos itens

A NBR 10844 trata das Instalações prediais de águas pluviais. Segundo este instrumento normativo, no cálculo da área de contribuição, devem‐se considerar os incrementos devidos à inclinação da cobertura e às paredes que interceptem água de chuva que também deve ser drenada pela cobertura. Imagem associada para resolução da questão A área de contribuição para o cálculo da vazão de dimensionamento da calha da figura é dada por
A figura abaixo representa a vista lateral de uma residência em cujo telhado foi instalada uma calha para captação de águas pluviais. Imagem associada para resolução da questão Para garantir o escoamento das águas pluviais, a diferença mínima de cotas entre os pontos A e B deve ser, em centímetros,
De acordo com a norma ABNT NBR 10844:1989 (Instalações prediais de águas pluviais - Procedimento), a determinação da intensidade pluviométrica “I”, para fins de projeto, deve ser feita a partir da fixação de valores adequados para a duração de precipitação e o período de retorno. Ainda segundo a referida norma, a duração de precipitação, em minutos, deve ser fixada em: