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Para Foucault, as formas de controle social visam à construção de um indivíduo dócil, útil ao meio social e submisso e se dão por meio de processos e instituições disciplinadoras, como a escola e o quartel.

Conforme Flávio Silva Sarandy (2007), o retorno da Sociologia para o currículo do antigo secundário entre as décadas de 1930 e 1950 se insere em um contexto em que os anseios de modernização democrática da sociedade brasileira e intenso processo de industrialização foram respondidos por meio de um processo de articulação das variáveis educação, ciência e democracia. Neste contexto, o ensino de Sociologia seria importante para oferecer aos jovens elementos intelectuais de uma “cidadania consciente”, além de ensinar ao indivíduo a como pensar as situações sociais complexas que o rodeiam com um método rigorosamente científico. Porém, estes objetivos foram dificultados em razão das mudanças que foram introduzidas no campo de desenvolvimento das ciências sociais no contexto de modernização da sociedade brasileira.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a essas mudanças ocorridas.

“[...] as instituições não são apenas relações. Elas possuem sua própria existência, separada, desligada, ou, de qualquer forma capaz de ser desligada das relações como coisas ou pessoas. Não se deveria talvez analisar a palavra “existência” com muita severidade neste contexto; faz nos pensar nos “fatos sociais” de Durkheim, que o levaram a todos os tipos de problemas. Que seja suficiente dizer-se que as instituições podem ser “objetos” realmente muito duros, se batermos de encontro a elas, por não desempenharmos nosso papel no teatro social da vida”.
(DAHRENDORF, Ralf. A lei e a ordem. Rio de Janeiro: Instituto Liberal,1997).
Considerando as observações de Ralf Dahrendorf, avalie as afirmações a seguir.
I. As instituições podem ser analisadas como fatos sociais, pois replicam as características exatas da análise proposta por Durkheim a respeito das sociedades complexas.
II. As instituições possuem regras e normas que retratam princípios que merecem ser observados pelos indivíduos em sua ação.
III. As instituições são aparatos ideológicos de Estados nacionais que cerceiam a liberdade por meio de políticas que retratam a dominação de classe.
É correto somente o que se afirma em
Louis Althusser, pensador francês da primeira metade do sec. XX, desenvolveu a ideia de que Ideologia é uma ferramenta de dominação presente em todo sistema social de divisão de classes. Seu principal papel é o de, operando no inconsciente do indivíduo, promover uma adaptação ao modelo social, enquanto, simultaneamente, transforma este mesmo modelo, de forma a incorporar os elementos de ruptura surgidos, transformando-os em parte do sistema e destruindo seu caráter revolucionário. Tal operação acontece sob o domínio dos Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE).
Assinale a alternativa que apresente, segundo a definição de Althusser, somente instituições consideradas AIE.
Uma forma de organização da sociedade, estrutura social unificada e relativamente permanente, que estabelece padrões de comportamentos através de normas e valores específicos, com finalidades próprias, é chamada de