Filtrar


Questões por página:
A constituição da prática profissional se define por um complexo jogo de relações presentes em determinado momento histórico. No Serviço Social, não é diferente, e ele está perpassado por lutas coletivas que imprimem à profissão características específicas e reconhecidas socialmente, que de certa maneira condicionam a prática profissional. Sendo assim, a práxis profissional: relação teoria-prática, se sustenta através de:
Visualizar Questão Comentada
A intervenção profissional do/a Assistente Social é constituída e constituinte de várias dimensões. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas dimensões.
Visualizar Questão Comentada
Questão Anulada
Na interpretação sócio-histórica dos fundamentos do Serviço Social, o instrumental técnico-operativo não se reduz a técnicas e instrumentos aplicáveis à realidade. Para o seu trabalho, o/a Assistente Social deve apropriar-se de um instrumental técnico-operativo. Com base nessa consideração, analise as assertivas.

I - A dimensão teórico-metodológica da formação profissional tem prioridade sobre a dimensão técnico-operativa, seguida pela dimensão ético-política.
II - A instrumentalidade do Serviço Social sofre as determinações da dinâmica social conforme as demandas para as instituições.
III - Os instrumentos utilizados pelos Assistentes Sociais podem reforçar ideias dominantes ou fortalecer as reivindicações da classe trabalhadora, conforme seu posicionamento ético-político.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.

De acordo com a PNAS/2004 a proteção social especial é uma modalidade de atendimento assistencial, sendo está destinada a famílias e indivíduos que também se encontram em situação de:

Sobre o debate da instrumentalidade do Serviço Social, marque V para verdadeiro e F para falso.


( ) O método de análise crítico-dialético nos permite captar a instrumentalidade nas suas possibilidades.

( ) O debate da instrumentalidade se faz necessário por se tratar de uma profissão de natureza interventiva.

( ) A instrumentalidade e o projeto profissional são distintos, pois o primeiro remete apenas a dimensão operativa e o segundo, corresponde aos limites e possibilidades do assistente social.

( ) O debate da instrumentalidade tenta romper com visão formalista de conceber técnicas como algo que determina a ação profissional.

( ) A análise teórica da instrumentalidade, elimina o diálogo entre a dimensão ética, e prioriza o tratamento instrumental técnico-operativo.


Assinale a assertiva que corresponde à sequência corretamente:

Visualizar Questão Comentada