Filtrar


Questões por página:
Sobre as assessorias de imprensa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O trabalho do assessor de imprensa se transformou na última década. Houve a ampliação, a diversificação e o fortalecimento de sistemas de interação e informação direta entre fontes e públicos, sem mediação da imprensa. O ritmo acelerado e a competição pelo fornecimento da melhor notícia exigem operações cada vez mais complexas. ( ) O assessor de imprensa foi chamado para assumir novas responsabilidades. As tarefas e os desafios se ampliaram, exigindo capacidade de criar e administrar diferentes instrumentos de comunicação e atuar como facilitador de diferentes fluxos de informação junto aos públicos. ( ) A assessoria de imprensa, na década de 1960, agia de forma integrada a outros departamentos de comunicação, como relações públicas e publicidade. Hoje, a assessoria de imprensa é uma unidade com vida própria, independente, age de forma fragmentada, vinculada ao principal gestor, visando o bom relacionamento com a imprensa na busca de visibilidade da organização e dirigentes. ( ) A assessoria tem que atuar preventivamente para minimizar riscos, antecipar necessidades e ser proativa para criar oportunidades de informar a sociedade e levar a mensagem organizacional num ambiente competitivo e inundado por informações dos mais variados tipos.
A sequência está correta em
“Tradicional ferramenta produzida pela assessoria de imprensa; tornou-se um importante material de divulgação das instituições. É escrito com critérios e linguagem essencialmente jornalísticos. Na maioria das vezes é direcionado aos veículos de comunicação como sugestão de pauta.” Trata-se da seguinte ferramenta jornalística:
Sobre a relação do assessor de imprensa e o gestor de uma instituição assessorada, em entrevistas com veículos de comunicação, analise as afirmativas a seguir.
I. O assessor é o responsável pelos contatos e a organização de todos os detalhes para a realização de entrevistas com a imprensa, mas, na hora de responder às questões dos repórteres, é o assessorado quem deve ter autonomia e iniciativa para atender os jornalistas, mesmo diante de perguntas mais embaraçosas. II. O assessorado deve ir para a entrevista com um discurso preparado. Deve fazer notas breves, que sirvam como um roteiro, para auxiliá-lo na condução das respostas. A entrevista deve ter um tom de declamação, para persuadir a imprensa. III. O jornalista de A.I. (Assessoria de Imprensa) deve instruir seu assessorado sobre como tratar a imprensa e como se portar durante as entrevistas. As orientações devem incluir desde normas de procedimento moral até dicas de como se comportar diante de um microfone. IV. Nas entrevistas coletivas, nunca é indicada a distribuição de brindes para os jornalistas, já que podem se sentir comprados e isso influenciar negativamente na divulgação das informações.
Estão corretas as afirmativas
Enquanto alguns falam na “morte do release”, outros acham que descartá-lo é um erro, na medida em que é uma ferramenta que continua com aderência nas mídias brasileiras Sobre o objetivo central do release, assinale a afirmativa correta.
Após elaborar o release e enviá-lo, se algum jornalista se interessar pela pauta, realizar uma apuração complementar, e resolver publicar a notícia em algum veículo, a assessoria de imprensa deve cuidar do monitoramento de resultados por meio do