Filtrar


Questões por página:
Santos (2013), na obra Na prática a teoria é outra?, ao problematizar os mitos e dilemas na relação entre teoria, prática, instrumentos e técnicas no Serviço Social, argumenta que

I. a prática profissional é uma forma de objetivação humana que faz parte de outra: a práxis social. Assim, a prática profissional não pode ser confundida com a práxis social, nem com a prática política.

II. os profissionais agem pautados por valores e ideologias a partir da teoria escolhida, pois cabe à teoria oferecer os instrumentos e as técnicas que serão utilizados durante a intervenção profissional.

III. faz parte da herança cultural e intelectual do Serviço Social a presença de uma concepção tecnicista que se caracteriza pela associação direta entre competência técnica e competência profissional.

IV. os instrumentos são meios de trabalho que contribuem para o alcance das finalidades reais. Desse modo, escolher um dado instrumento requer um caráter teórico, ético e político, além de habilidades para utilizá-los.

Das afirmativas, verifica-se que estão corretas apenas
Referente aos principais instrumentos de intervenção profissional do/a assistente social, com base na obra A dimensão técnico operativa no Serviço Social (2012), os estudos de Claudia Monica, de Rodrigo Souza e de Sheila Backx pontuam que os instrumentos são elementos constitutivos da dimensão técnico operativa da profissão, vinculados a uma fundamentação teórica e a uma determinada direção ético-política.
Nesse sentido, é correto afirmar que
"[...] Sem essa técnica a realização e utilização de outros instrumentos (visita domiciliar, estudo social e parecer social) ficam impossibilitadas." (Bavaresco e Goin,2009). A citação faz menção a qual instrumento de trabalho profissional?
É responsabilidade do Agente Social no contexto dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS):
Visualizar Questão Comentada
A Perícia em Serviço Social