Filtrar


Questões por página:
Paula (2014) afirma que: “por meio dos esforços teórico-políticos da intenção de ruptura constituímos na década de 1980 e consolidamos em 1990 um projeto ético-político profissional inspirado na tradição marxista, que configurou-se como direcionamento para todos os assistentes sociais identificados com os propósitos dessa vertente do Processo de Renovação. Estando esse projeto profissional articulado a um projeto societário que propõe a superação da ordem capitalista, fazem-se necessárias mediações entre a projeção, a meta, o objetivo e a realidade. Nesse sentido, o projeto ético-político consolidado no Serviço Social, nos anos de 1990, constitui-se em um importante instrumento orientador do exercício profissional que se quer crítico e comprometido com os usuários. No entanto, o projeto profissional em questão exigiu dos assistentes sociais a formulação de estratégias e táticas que pudessem estabelecer mediações entre os princípios defendidos por esse projeto e a realidade profissional vivenciada pela categoria. As estratégias são, portanto, mediações importantes que se colocam entre projeções e operacionalização das intenções. No entanto, elas necessitam, ainda, da construção de táticas que possam aproximá-las da realidade”. Nesse sentido, a partir do pensamento da autora, o que são as estratégias e as táticas respectivamente?
Sobre o uso das técnicas de entrevista estruturada, não estruturada e semiestruturada no exercício profissional do assistente social, assinale a alternativa correta.
Qual é o instrumento de busca de conhecimento profundo e de forma crítica, de uma determinada situação, objeto da intervenção profissional, nos seus aspectos socioeconômicos e culturais?
Em sua rotina de trabalho, a assistente social Roberta precisa ter uma melhor compreensão acerca das condições de vida dos usuários, o que envolve situações de moradia e de suas relações familiares e comunitárias. A partir desse conhecimento, é possível, para Roberta, uma melhor compreensão de elementos que possam subsidiar a ampliação dos direitos sociais dos usuários por ela atendidos. Nesse contexto, a partir de uma perspectiva crítica, um importante instrumento utilizado na construção desse conhecimento, pela assistente social, é a entrevista:
O exercício profissional comprometido com os princípios que norteiam o projeto ético-político apresenta, na sua documentação, a devida e necessária competência técnica, teórica e metodológica, com autonomia e compromisso. A documentação produzida pelos/as assistentes sociais nas instituições pressupõe, como ação privativa na atuação em equipes multiprofissionais, o destaque a sua área de atuação, seu objeto, que é o que se define por