Filtrar


Questões por página:
Sabe-se que, no âmbito sociojurídico, a atuação do assistente social é pautada na intervenção dos conflitos que ocorrem no espaço privado – particularmente nos âmbitos doméstico e familiar –, atuando prioritariamente nas Varas da Infância, Juventude e Família, bem como nas mais diversas manifestações da questão social. Diante do referido contexto, o processo de trabalho do Assistente Social que tem a finalidade de interpretar a realidade social na qual está inserido o objeto da ação profissional é denominado:
A assistente social Cecília recebe a requisição de um juiz para realizar um estudo social que subsidie a aplicação de uma medida socioeducativa.

A profissional tem ciência de que esse instrumento deve conter o(a):
Segundo Fávero (2005) “informar, esclarecer, subsidiar e documentar um auto processual” é o principal objetivo do(a):
A assistente social Vanessa está realizando um levantamento para o estudo da situação socioeconômica da família de uma usuária. No entanto, as informações obtidas são insuficientes para conhecer em profundidade as questões problematizadas pela usuária.

Nesse caso, a profissional poderia utilizar, a fim de elucidar melhor os dados de seu trabalho, o(a):
O assistente social, ao trabalhar com a mediação familiar, faz uso de um instrumental que permite a reflexão sobre o conjunto dos elementos que forjam uma determinada problemática, estabelecendo conexões com as determinações postas em sua construção pela questão social.

Nesse processo, segundo Fávero e Mazuelos (2010), há duas categorias de análise que devem ser levadas em consideração devido à importância de sua implicação nos conflitos existentes. São elas: