Filtrar


Questões por página:
O assistente social, ao trabalhar com a mediação familiar, faz uso de um instrumental que permite a reflexão sobre o conjunto dos elementos que forjam uma determinada problemática, estabelecendo conexões com as determinações postas em sua construção pela questão social.

Nesse processo, segundo Fávero e Mazuelos (2010), há duas categorias de análise que devem ser levadas em consideração devido à importância de sua implicação nos conflitos existentes. São elas:
No entendimento de Fávero e Mazuelos (2010), a mediação familiar, na orientação do Serviço Social, tem como objetivo:
Natália, assistente social, atende um casal em litígio devido à guarda compartilhada de seu filho menor. Em situações como essa, uma das providências em primeira instância é proceder a uma mediação familiar.

Nesse processo, o papel do assistente social, de acordo com Fávero e Mazuelos (2010), é:
Foi solicitada a Camilo, que trabalha na área sociojurídica, a confecção de um documemto que reflita uma avaliação, exame ou vistoria para a formação de um juízo sobre tomada de decisão judicial. Para tanto, o assistente social deve fazer uso dos instrumentos e técnicas pertinentes ao exercício da profissão, além de pesquisa documental e bibliográfica necessárias para análise, interpretação e elaboração desse documento.

Trata-se de um(a):
A questão técnico-instrumental é um dos pontos de tensão no debate e no exercício profissional hoje em dia. Muito se deve à autonomia dada a esse aspecto do trabalho profissional, alçado em outras ocasiões ao patamar de metodologia da intervenção profissional. O debate atual sobre a instrumentalidade, capitaneado por Guerra (1995), aponta, no entanto, para uma outra direção.

Para essa autora, a instrumentalidade adquire o sentido de: