Filtrar


Questões por página:
A mediação de conflitos é um processo em que uma pessoa, denominada mediador, auxilia os envolvidos na busca pela resolução de um problema, conduzindo para um acordo aceito pelas partes, as quais se comprometem com a manutenção do que foi estabelecido. Esse processo exige um mediador coerente e organizado, que saiba conduzir suas etapas. Outras características são necessárias ao mediador: olhar e escuta diferenciadas, postura ética, garantia de sigilo e
A Lei nº 8.862/1993 dispõe sobre a regulamentação da profissão de assistente social e estabelece competências e habilidades técnico-operativas desse profissional. Sobre essas competências e habilidades, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Presença de interdisciplinaridade no projeto de formação profissional.
( ) Lidar com sentimentos e relações, ter consciência e reflexividade crítica.
( ) Intervenção e gestão de serviços e respostas.
( ) Organizar, planejar e administrar benefícios e serviços sociais.
( ) Dirigir serviços técnicos de serviço social em entidades públicas e privadas.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Os instrumentos técnicos operativos do Serviço Social constituem um conjunto articulado de meios, técnicas e ferramentas que possibilitam a efetiva operacionalização das ações profissionais do assistente social, mediando e potencializando sua intervenção nos distintos contextos de atuação.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Visualizar Questão Comentada
No exercício profissional do Assistente Social, a entrevista é considerada um instrumento técnico-operativo que:
Visualizar Questão Comentada
A visita domiciliar e a entrevista são instrumentos técnico-operativos centrais na prática do assistente social, utilizados para conhecer a realidade dos usuários, realizar diagnósticos e efetivar intervenções. Sobre o uso desses instrumentos, analise as afirmativas.

I. A visita domiciliar é uma técnica que deve ser utilizada para além da verificação de informações, constituindo-se como um espaço de escuta qualificada e conhecimento da dinâmica familiar e social no território.
II. O planejamento da visita domiciliar é dispensável, pois a espontaneidade do encontro garante uma coleta de dados mais fidedigna, sem a interferência de roteiros.
III. A entrevista social deve ser diretiva, focada na coleta de dados para preenchimento de formulários, evitando-se a escuta de aspectos subjetivos que não impactam na concessão de benefícios.

Está CORRETO o que se afirma em:
Visualizar Questão Comentada