Filtrar


Questões por página:
Como se sabe, a elaboração de parecer social deve basear-se na observação e na realização do estudo socioeconômico. Nesse sentido, pode-se afirmar que a emissão de referido parecer supõe que:

Como se sabe, o estudo social, realizado em diferentes espaços profissionais, está vinculado ao acesso aos direitos sociais. No que se refere a esse instrumento de trabalho profissional, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Substitui a perícia social no caso de arbítrio de diligências e situações de conflito entre indivíduos.

II – É realizado especificamente no campo material e financeiro, em face de seu caráter averiguador.

III – Assume finalidades e características que estão condicionadas às particularidades dos espaços sociocupacionais.

Visualizar Questão Comentada

Analise a seguinte situação hipotética:


Maria,76 anos de idade, sofre frequentes maus tratos praticados por seu filho. Os vizinhos, preocupados com a situação, procuraram o órgão do Ministério Público para relatar o caso, o qual designou um Assistente Social para avaliar a situação.

Ao receber a denúncia, o Assistente Social elaborou um plano de intervenção que tinha como primeiro passo clarificar a situação, considerando o caso na particularidade de seu contexto sociocultural, objetivando complementar dados, observar relações sociais em sua particularidade, no ambiente familiar de Maria.


Baseado nessa descrição, assinale a alternativa que apresenta a ação realizada:

Visualizar Questão Comentada
Considerando a importância e a complexidade do trabalho multiprofissional e interdisciplinar no contexto da atuação profissional do assistente social, seria INCORRETO afirmar que:
No trabalho com a família devem ser consideradas tanto as questões objetivas quanto as subjetivas. Considerar estas duas dimensões – objetiva e subjetiva, é importante para apoiar a família no processo de reintegração e prevenir novos afastamentos. Ressalte-se que lidar com questões objetivas é fundamental para prevenir situações que possam gerar uma tensão excessiva na família, em função do processo de exclusão social ou das dificuldades reais para conciliar o cuidado com a criança e o adolescente e a sobrevivência do núcleo familiar.
(Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes-tecnicas-servicos-de-alcolhimento.pdf.)
Diversas técnicas podem ser utilizadas no acompanhamento às famílias. A técnica que favorece a comunicação com a família e possibilita reflexão sobre as relações e responsabilidades familiares, na garantia dos direitos de seus membros e sobre os aspectos concernentes ao acolhimento, constitui importante estratégia para a potencialização dos recursos da família para o engajamento nas ações necessárias para retomada do convívio familiar com a criança ou adolescente. Trata-se de: