Filtrar


Questões por página:
Por meio de observações, entrevistas, pesquisas documentais e bibliográficas, o assistente social constrói o Estudo Social, ou seja, um saber a respeito dos indivíduos e famílias usuárias dos serviços socioassistenciais. A apresentação descritiva e interpretativa da situação estudada é consubstanciada em um Relatório Social. Via de regra, esse documento deve apresentar o objeto de estudo, o percurso metodológico adotado, os sujeitos envolvidos, a finalidade a qual se destina, culminando com a opinião técnica profissional, de caráter conclusivo ou
Visualizar Questão Comentada
Um assistente social que atua em um hospital público é demandado judicialmente para elaborar um parecer social sobre a situação de uma criança em processo de guarda provisória. A equipe médica também solicita o apoio do profissional na articulação com o Conselho Tutelar e a Vara da Infância.
Considerando as atribuições profissionais e os princípios da interdisciplinaridade e do trabalho em rede, assinale a alternativa CORRETA:

Acerca do estudo social e da perícia social, julgue o item subsecutivo.


O modelo de abordagem individual, em especial as etapas metodológicas/operativas de investigação e diagnóstico contempladas pelo estudo social, direcionou o trabalho do assistente social na instituição judiciária ao longo de sua história.

Acerca do estudo social e da perícia social, julgue o item subsecutivo.


O estudo social é um suporte essencial à aplicação das medidas judiciais constantes do Estatuto da Criança e do Adolescente e da legislação civil referente à família, bem como de outras legislações de conteúdo social afeitas à proteção de direitos.

Acerca do estudo social e da perícia social, julgue o item subsecutivo.


O serviço social crítico tem como base a metodologia operacional do serviço social de casos individuais, desdobrada originariamente nas etapas de estudo, diagnóstico e tratamento, ou investigação, diagnóstico e intervenção.