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Fazem parte da metodologia de trabalho e de domínio específico e exclusivo do assistente social os seguintes instrumentos, em conformidade com o CFESS (2004):


I. estudo social e perícia social;

II. laudo social e parecer social;

III. diagnóstico social e relatório social;

IV. síntese e análise situacional.


Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas

Noronha e Santos (2013), na obra O estado da arte sobre os instrumentos e técnicas na intervenção profissional do assistente social, sistematizam uma análise a partir de uma concepção crítico-dialética em que:


I. os instrumentos são concebidos como elementos dinâmicos, devendo ser criados em consonância com as finalidades da ação profissional, contribuindo com a passagem da finalidade ideal – âmbito da teoria – à finalidade real – âmbito da prática;

II. os pareceres técnicos constituem um grupo de instrumentos utilizados pelos assistentes sociais. Em algumas instituições, como o Poder Judiciário, a apresentação do resultado oficial de um parecer se faz por meio do laudo social, o qual contém o parecer social;

III. a entrevista deve extrapolar a concepção, historicamente sustentada, de ser um procedimento que visa apenas ao encaminhamento, apoio, aconselhamento e catarse da população. É preciso ir além da conversa informal, na qual não há preocupação em definir os objetivos na utilização desse instrumento.


Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

Fazem parte da metodologia de trabalho e de domínio específico e exclusivo do assistente social os seguintes instrumentos, em conformidade com o CFESS (2004):


I. estudo social e perícia social;

II. laudo social e parecer social;

III. diagnóstico social e relatório social;

IV. síntese e análise situacional.


Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas

Noronha e Santos (2013), na obra O estado da arte sobre os instrumentos e técnicas na intervenção profissional do assistente social, sistematizam uma análise a partir de uma concepção crítico-dialética em que:


I. os instrumentos são concebidos como elementos dinâmicos, devendo ser criados em consonância com as finalidades da ação profissional, contribuindo com a passagem da finalidade ideal – âmbito da teoria – à finalidade real – âmbito da prática;

II. os pareceres técnicos constituem um grupo de instrumentos utilizados pelos assistentes sociais. Em algumas instituições, como o Poder Judiciário, a apresentação do resultado oficial de um parecer se faz por meio do laudo social, o qual contém o parecer social;

III. a entrevista deve extrapolar a concepção, historicamente sustentada, de ser um procedimento que visa apenas ao encaminhamento, apoio, aconselhamento e catarse da população. É preciso ir além da conversa informal, na qual não há preocupação em definir os objetivos na utilização desse instrumento.


Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

No que tange à relação teoria e prática do/da Assistente Social, considere:


I. O projeto profissional é o elemento de unidade entre teoria e prática.

II. A relação teoria e prática tem como pressuposto que uma se encaixe na outra.

III. A apreensão das mediações entre os conhecimentos teóricos sobre a realidade social e a intervenção profissional possibilitam uma interpretação errônea sobra a relação teoria e prática.

IV. Existe uma relação intrínseca entre teoria e prática que é de unidade na diversidade.

V. Uma teoria não se aplica à prática nem se extrai da prática uma teoria diretamente.


Está correto o que se afirma APENAS em