Filtrar


Questões por página:
No processo de trabalho do assistente social, a entrevista é cotidianamente usada, impondo ao profissional um conhecimento amplo. A entrevista que combina perguntas fechadas e abertas, em que o entrevistado tem a possibilidade de discorrer sobre o tema em questão sem se prender à indagação formulada, é classificada como:
Na prática profissional do Serviço Social são múltiplas as possibilidades de utilização de técnicas de intervenção e instrumentos de trabalho, os quais serão norteados pelas competências ético-políticas, teórico-metodológicas e técnico-operativas inerentes ao seu fazer profissional e alinhadas com o projeto ético-político da categoria.
Dentro deste contexto podemos afirmar que:
Os instrumentos e técnicas de intervenção não podem ser mais importantes que os objetivos da ação profissional. Se partirmos do pressuposto que cabe ao profissional apenas ter habilidade técnica de manusear um instrumento de trabalho, o assistente social perderá a dimensão do porquê ele está utilizando determinado instrumento. Sua prática se torna mecânica, repetitiva, burocrática. Dentre os principais instrumentos, diretos ou indiretos, utilizados pelo Serviço Social no cotidiano de sua prática estão:
I) Entrevista individual. II) Mobilização de comunidades. III) Entrevista grupal. IV) Visita institucional. V) Diário de campo.
“Na prática profissional do assistente social a sua relação com o objeto é intermediada por um instrumento, o que o torna um potencializador de força (conhecimento)” (SARMENTO,2005, P.15). O mesmo autor esclarece que a dimensão interventiva do Serviço Social implica forçosamente na compreensão e incorporação de um arsenal técnico orientado por uma teoria social. Sobre os instrumentos técnicos da profissão é correto afirmar que: I. O relacionamento, como instrumento profissional, trabalha mediações nas relações sociais, de forma intencional e dentro de um dado escopo institucional, incluindo a dimensão sócio afetiva. II. A observação, instrumento fundamental para dinamizar a relação conhecimentoação, deve se apoiar na dimensão sensitiva e cognitiva visando um conhecimento fiel das expressões das questões sociais manifestas e latentes. III. A informação, instrumento de intervenção objetiva e subjetiva, privilegia a dimensão escrita como expressão exclusiva e confiável da ação profissional. IV. A entrevista é considerada um dos mais clássicos instrumentos da profissão, permite tanto conhecer o usuário e sua realidade, como direcionar a vida do usuário, utilizando-se do seu conhecimento técnico mais elevado.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Sobre a documentação profissional do Serviço Social é correto afirmar que: I. O Relatório social é documento específico do assistente social que descreve e interpreta uma dada realidade social. II. O laudo social é documentação exclusiva da área policial, serve como prova para elaboração do inquérito competente, quando solicitado pela autoridade competente. III. O parecer se diferencia do laudo social pela sua extensão, já que expõem detalhada e fundamentadamente a situação em análise. IV. No âmbito judiciário o laudo social se aplica como elemento de prova para formação de um juízo.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: