Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir. Elas se referem ao diálogo na perspectiva de Graziela Beatriz Castro (1985).

I. O diálogo constitui um processo de ajuda que visa à transformação social, à responsabilidade da liberdade, pelo próprio exercício desta, no encontro dialogal. II. O diálogo está caracterizado pela “lógica a dois”, na medida em que cada um entra com sua parte, tornando-se ambos sujeitos do processo. III. O diálogo não deve ser entendido como um processo efetivador da ajuda, pois pode provocar confronto permanente de duas maneiras de ver um fenômeno.

Estão CORRETAS as afirmativas:
No livro A entrevista de ajuda, o autor pontua que “tanto as condições externas quanto as condições internas que criamos para o entrevistado, antes de sua chegada e enquanto está conosco, são de grande importância” (BENJAMIN,1996, p.18). De acordo com o autor, são condições internas da entrevista, EXCETO:
Para se ter um registro organizado e sistemático dos relatórios de entrevistas, de visitas, de fichas sociais e demais documentos pertencentes a cada usuário, o Assistente Social deve propor sua sistematização de forma individualizada, por meio de:
Sobre a utilização da entrevista como mediação necessária ao processo de conhecimento e intervenção profissional do Serviço Social, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Dependendo das finalidades e peculiaridades dos diferentes espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social, este instrumental pode ser utilizado com objetivos específicos. II. Um dos objetivos principais da entrevista é conhecer a realidade dos usuários e prestar informações sobre situações demandadas por estes. III. A entrevista também pode ter por objetivo a realização de encaminhamentos e orientações com vistas a garantia de direitos fundamentais dos usuários.
É um instrumental técnico-operativo que permite realizar uma escuta qualificada e estabelecer uma relação dialógica intencional com o usuário, através da qual se busca conhecer a realidade social, econômica, cultural e política onde está inserido e que incide direta ou indiretamente sobre as suas demandas: