Filtrar


Questões por página:
Os Blocos Econômicos surgiram como uma estratégia fundamental para os países se adaptarem e competirem no cenário da Globalização, buscando otimizar o fluxo de mercadorias, capitais e, em alguns casos, pessoas. No entanto, a formação desses blocos e a interdependência gerada não eliminaram as tensões geopolíticas; pelo contrário, em muitas regiões, a disputa por recursos (como a água ou minérios) e a ascensão de nacionalismos têm provocado conflitos de diversas naturezas. A análise desses fenômenos exige a compreensão tanto da integração econômica quanto da fragmentação política que coexistem no mundo atual.
Com base nos princípios de integração regional e na natureza dos conflitos geopolíticos contemporâneos, analise as afirmativas a seguir:

I. O Mercado Comum do Sul (Mercosul) encontra-se atualmente em uma fase avançada de integração, sendo classificado como União Aduaneira, caracterizada pela Livre Circulação de Pessoas, bens, serviços e capitais entre os países membros.
II. Conflitos de origem étnico-religiosa e disputas por recursos hídricos (como o petróleo ou a água) são as principais causas de instabilidade geopolítica em diversas regiões do Oriente Médio, como a Síria e o Iêmen.
III. A União Aduaneira é uma etapa de integração econômica que, além de estabelecer a Tarifa Externa Comum (TEC), exige a livre circulação de fatores de produção, como mão de obra e capital, entre os países membros.

Está CORRETO o que se afirma em:

“As obras da Transnordestina retomaram o ritmo em 2023, com a volta de investimentos federais. O empreendimento é prioridade do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Ao todo, a Transnordestina vai ter 1.206 km de extensão em linha principal, atravessando 53 municípios nordestinos, partindo de Eliseu Martins (PI) em direção ao Porto do Pecém.”



Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2025/06/05/obras-da-ferrovia-transnordestina-avancam-no-ceara-e-chegam-aomacico-de-baturite/ Acesso: 18 Out.2025.



A ferrovia apresentada no texto e na imagem tem seu traçado e sua posição geográfica importantes para a logística econômica regional porque:

Um importante efeito da globalização e do livre comércio é a formação dos blocos econômicos.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao tema.

1. A formação dos blocos econômicos desacelerou o comércio mundial.
2. Em uma área de livre comércio, um grupo de países concorda em reduzir ou eliminar as taxas de importação e os impostos que caem sobre a maior parte das mercadorias importadas e exportadas por esses países.
3. Em uma União aduaneira, os países membros definem regras para o comércio com os demais países que não fazem parte do bloco.
4. Em um Mercado comum, além das mercadorias, capitais e serviços, os trabalhadores precisam de autorização para circular livremente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Visualizar Questão Comentada
Em um plebiscito de junho de 2016, a população de um determinado país votou para que o mesmo deixasse de ser membro da União Europeia, processo que ficou conhecido como Brexit, envolvendo complexas negociações entre o pais e a União Europeia. Foi a primeira vez em que um país membro saiu do bloco econômico.

Assinale a alternativa que indica corretamente esse país que saiu da União Europeia.
O Mercosul (Mercado Comum do Sul) é um bloco econômico criado em 1991 pelo Tratado de Assunção, formado inicialmente por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O objetivo principal é promover a integração econômica, política e social entre os países-membros, facilitando a livre circulação de mercadorias, serviços e pessoas, além de estabelecer uma tarifa externa comum para produtos vindos de fora do bloco. Com base no bloco econômico do Mercosul, é CORRETO afirmar que: