Filtrar


Questões por página:

Marque a alternativa CORRETA:

A dinâmica regional brasileira expressa as grandes tendências econômicas e demográficas de apropriação e valorização do território. O processo de integração nacional, impulsionado pela modernização industrial do Sudeste, não encontra a tradução precisa da divisão regional oficial. Essa lacuna foi preenchida pela proposta de divisão regional do país em três complexos regionais. A proposta, elaborada em 1967, pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, assentou-se em critérios diferentes daqueles que haviam orientado os técnicos do IBGE na delimitação das macroregiões oficiais. O geógrafo Pedro Pinchas Geiger baseou-se no:

Em relação aos aspectos econômicos e sociais do estado da Bahia, assinale a alternativa correta.

No que se refere aos aspectos físicos do estado da Bahia, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O estado possui relevos com altitudes que podem variar de 0 a 630 metros, sendo que as maiores elevações estão localizadas no Recôncavo Baiano.

( ) A Serra do Espinhaço, a Serra da Canastra, a Chapada Diamantina e a Chapada dos Veadeiros são exemplos de acidentes geográficos localizados no estado.

( ) Grande parte do território do estado é banhado por cursos d'água pertencentes à bacia hidrográfica do rio São Francisco.

( ) A capital do estado, Salvador, está localizada na bacia hidrográfica do rio Jequitinhonha, e Feira de Santana, na bacia do rio Paraná.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Considerando a tríade cidade, ambiente e cultura, julgue (C ou E) o seguinte item.


No cerne de uma nova regionalização brasileira, catalisada pelo poder estratégico-econômico do Sudeste e do Sul, populações indígenas e quilombolas do Centro-Oeste e do Norte têm migrado para cidades do campo daquelas regiões, tornando-se a mão de obra qualificada nesses novos centros.

Acerca da formação territorial brasileira, julgue (C ou E) o item a seguir.

A partir da segunda metade do século XIX, a produção e o território se mecanizaram, de forma que às técnicas das máquinas circunscritas à produção sucederam as técnicas das máquinas incluídas no território.