Filtrar


Questões por página:
Assinale a opção que NÃO corresponde a uma interação provocada pelo uso crônico de antiácidos.
A equipe interdisciplinar, que inclui médico, farmacêutico, enfermeiro e nutricionista, deve trabalhar em conjunto para planejar e coordenar o esquema medicamentoso e a dieta e os suplementos nutricionais para preservar um estado nutricional ideal e reduzir ao máximo as interações entre alimentos e fármacos. Muitos fármacos afetam o metabolismo da glicose, causando hipoglicemia ou hiperglicemia e, em alguns casos, Diabetes mellitus. Os mecanismos desses efeitos variam. Os fármacos podem estimular a produção de glicose ou comprometer a sua captação. Além disso, podem inibir a secreção de insulina, diminuir a sensibilidade à insulina ou aumentar a sua depuração. Trata-se de um fármaco que pode causar hiperglicemia:

A terminologia “interação fármaco-nutriente” diz respeito à ação produzida após o consumo conjugado de um alimento e de um ou mais remédios, o que pode causar alterações nos efeitos farmacológicos esperados ou até mesmo biotransformação dos elementos químicos envolvidos. Estes efeitos das drogas–nutrientes sobre os alimentos podem ocorrer durante várias etapas do processo digestivo, sendo estas, EXCETO:

Os fármacos pertencentes à classe dos antibióticos são denominados agentes antimicrobianos. Alguns são provenientes da natureza, isto é, compostos obtidos de fungos e bactérias, outros são obtidos por meio da síntese química, mas todos apresentam a capacidade de inibir o crescimento ou destruir microrganismos. Sobre as interações entre antibióticos e nutrientes, analise as afirmativas a seguir:
I. O uso de antibióticos pode reduzir a síntese de vitamina K e vitaminas do complexo B em decorrência da disbiose induzida pelo tratamento, e a associação de probióticos pode minimizar esse efeito.
II. O funcho reduz a absorção do ciprofloxacino por formação de quelato, enquanto o alho aumenta os níveis séricos da isoniazida e da rifampicina.
Acerca das assertivas, pode-se afirmar que:
Qual dos alimentos, consumido com Cilostazol, aumenta o risco de sangramento?