Filtrar
62 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 13
Questões por página:
I. As ligações intramoleculares (iônicas, covalentes e metálicas) são mais fortes que as ligações intermoleculares e determinam a estabilidade estrutural das moléculas.
II. As forças intermoleculares, como as forças dipolo-dipolo, forças de London e ligações de hidrogênio, influenciam diretamente propriedades como ponto de fusão e ebulição das substâncias.
III. Substâncias que possuem ligações de hidrogênio, como a água e o etanol, apresentam pontos de ebulição mais elevados do que aquelas que possuem apenas forças de London.
Átomos se combinam para formar moléculas e compostos iônicos, compartilhando ou transferindo elétrons de valência. A partir deste contexto, analise as proposições a seguir.
I- Nos organismos, as ligações químicas mais fortes são majoritariamente covalentes, que unem os átomos para formar as moléculas da célula.
II- Ligações covalentes são aquelas em que há o compartilhamento, por dois átomos, de um par de elétrons de valência, como no caso da molécula de hidrogênio.
III- Ligações iônicas são aquelas em cátions e ânions se atraem, como no caso do cloreto de sódio.
É CORRETO o que se afirma em:
No que concerne à classificação periódica dos elementos e às ligações químicas, julgue o item.
A ligação covalente consiste em um par de elétrons entre dois átomos. Nessa ligação, a nuvem eletrônica do par de elétrons é aproximada de um dos átomos ligados (por causa das diferentes tendências de ganhar e perder elétrons), ocorrendo a transferência total de pelo menos um dos elétrons envolvidos na ligação e balanceando‐se as forças atrativas e repulsivas.