Filtrar


Questões por página:
Uma substância iônica é apresentada na alternativa:
O alumínio é um metal empregado na indústria para a confecção de utensílios domésticos, embalagens alimentícias entre outros usos. O alumínio é extraído do minério conhecido como:
Dentre os elementos químicos abaixo, o que apresenta o maior valor de eletronegatividade é apresentado na alternativa:
Os átomos ligam-se uns aos outros de diversas maneiras para “montar” todas as coisas que estão à nossa volta. O estudo da maneira em que os átomos se ligam, ou seja, das ligações químicas, é de fundamental importância para se entender as propriedades da matéria e como ela se comporta. Há dois modos principais pelos quais as ligações químicas podem ser formadas: em um deles, a ligação iônica, as partes envolvidas (“blocos construtores”) encontram-se na forma de íons (possuem carga elétrica, decorrente do ganho ou perda de elétrons). Por exemplo, NaCl - sal de cozinha. Na ligação covalente, há o compartilhamento de elétrons entre dois átomos neutros. Por exemplo é o diamante, formado apenas por átomos de carbono ligados covalentemente.
Fonte:http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_ligacoes_quimicas.pdf
Sobre as propriedades gerais associadas a compostos iônicos e covalentes, pode-se afirmar que

Não procede a concepção reducionista da alquimia como práticas da Idade Média e do Renascimento que buscavam a transformação de metais menos nobres em ouro. Da mesma forma, não se pode simplificar dizendo-se que a transição da alquimia à química corresponde à ascensão da primeira em ciência. A alquimia, segundo algumas concepções, não pode ser considerada a origem da química, pois se restringia muito a concepções filosóficas da vida.


Internet:<http://www.qnesc.sbq.org.br/> (com adaptações).


Considerando o assunto do texto precedente, julgue o item que se segue.


A transformação de metais citada no texto assemelha-se à atual transmutação dos elementos, como, por exemplo, aquela que ocorre na síntese dos elementos com número atômico maior que o do urânio na tabela periódica.