Filtrar


Questões por página:
“Tanto os antigos diários como os blogs funcionam como um local onde o escrevente registra relatos do dia a dia, confissões, comentários, informações, emoções, dúvidas, questionamentos, conhecimentos, dicas, e toda sorte de coisas. O suporte (em papel ou em ambiente virtual) influencia de forma capital a diferenciação entre o blog e os antigos diários. Por exemplo, só no blog podemos anexar material sonoro à página. O diário tradicional permite, no máximo, inserir figuras, fotos, desenhos aos relatos.” (Marcuschi:Dionísio,2007, adaptado).
A partir desse enunciado, considera-se que, com a evolução tecnológica, os novos gêneros da linguagem sugiram para encontrar seu lugar no ciberespaço. Para a troca de correspondência entre os usuários, usa-se o gênero digital:
A Internet é um espaço digital, virtual no qual se desenvolve prototipagens de formas diferenciadas de comportamento. Na atual sociedade da informação, o ambiente digital estimula a transformação do ser comunicativo, pelos seus aspectos de versatilidade e de não linearidade. Sendo assim, ao entender os gêneros textuais digitais, o profissional de comunicação pode explorar mais tecnicamente os seus usos. São gêneros textuais digitais:
Novas formas de comunicação surgiram com o advento da internet. No ambiente do ciberespaço, novos comportamentos comunicativos se desenvolveram, proporcionando o crescimento de gêneros digitais. Dentre eles, o “hipertexto”, que pode ser considerado um(a):
São gêneros discursivos que, na contemporaneidade, mesclam a linguagens e manifestações culturais diferentes, que abarcam os verbais e não verbais. Sua prática foi desenvolvida a partir da popularização da internet e do ciberespaço, ao que se passou a denominar-se:
O Hipertexto estrutura-se como um “texto aberto”, marcado pela não linearidade, interatividade, multicentramento e virtualidade. Sobre a interatividade do hipertexto no campo da comunicação social, considera-se que é: