Filtrar


Questões por página:
Analise os grupos abaixo:

GRUPO 1
“As quaresmas abriam a flor depois do carnaval, os ipês em junho” (Rachel de Queiroz)
“Fazia o carro um barulho horrível”
GRUPO 2
“Como era possível beleza e horror, vida e morte harmonizarem-se assim no mesmo quadro?” (Érico Veríssimo)
“Todos morreram de rir”

GRUPO 3

“Ele era um monstro”
“Seu caráter é como uma folha carregada pelo vento”


Os grupos acima representam, respectivamente:
mostrar texto associado
As comunidades caiçaras, referidas pelo texto, vivem no(a):
mostrar texto associado
Qual é o antônimo da palavra “excesso” (l.12)?
mostrar texto associado
Para que não seja alterado o sentido original da mensagem, a palavra “transformado” (l.07) pode ser substituída por:
mostrar texto associado
Sobre as estratégias que a autora utilizou na produção do seu texto, analise as assertivas abaixo:

I. A explicação feita a partir das características do suco puro de limão teve o objetivo de complicar a compreensão do leitor sobre a acidificação que ocorre nos oceanos.
II. São citadas algumas ações capazes de produzir gás carbônico para que o leitor se conscientize de que o ser humano é responsável pela acidificação dos oceanos.
III. Um alerta é feito no sentido de que a acidificação dos oceanos traz consequências negativas para a humanidade, o que deve ser comemorado pelos leitores.

Quais estão corretas?