Questões de Concurso
Filtrar
23.839 Questões de concurso encontradas
Página 1999 de 4.768
Questões por página:
Questões por página:
mostrar texto associado
Considere as afirmações abaixo a respeito do último parágrafo do texto.
I. O que torna Machado e Pele complementares é que ambos integram um quadro do qual emerge um Brasil que surpreende por produzir, em meio às suas limitações, manifestações culturais de grande expressividade.
II. Embora Machado e Pele iluminem focos distintos da cultura brasileira - a literatura e o futebol -, ambos empenharam-se em destacar tanto seus aspectos positivos quanto seus aspectos negativos.
III. A literatura de Machado e o futebol de Pele se unem por serem expressões afirmativas - no caso do primeiro, de uma consciência fulminante; no do segundo, da intuição em ato - das possibilidades do país.
Quais estão corretas?
I. O que torna Machado e Pele complementares é que ambos integram um quadro do qual emerge um Brasil que surpreende por produzir, em meio às suas limitações, manifestações culturais de grande expressividade.
II. Embora Machado e Pele iluminem focos distintos da cultura brasileira - a literatura e o futebol -, ambos empenharam-se em destacar tanto seus aspectos positivos quanto seus aspectos negativos.
III. A literatura de Machado e o futebol de Pele se unem por serem expressões afirmativas - no caso do primeiro, de uma consciência fulminante; no do segundo, da intuição em ato - das possibilidades do país.
Quais estão corretas?
mostrar texto associado
No texto, a utilização das figuras de Machado de Assis e de Pele está a serviço de um propósito argumentativo. Assinale a alternativa que expressa adequadamente a relação entre a utilização dos personagens mencionados e o propósito argumentativo do texto.
mostrar texto associado
Considere as três propostas de reescrita para o período a seguir, extraído do texto.
Os blogs, por exemplo, proporcionam o debate entre autor e leitor, favorecendo uma maior paridade comunicativa entre emissor e receptor. (1.40-43)
I. Os blogs proporcionam, por exemplo, o debate entre autor e leitor e, além disso, favorecem maior paridade entre emissor e receptor.
II. Os blogs, por exemplo, proporcionam o debate entre autor e leitor e, por isso, favorecem maior paridade entre emissor e receptor.
III. Por exemplo os blogs, uma vez que proporcionam o debate entre autor e leitor, favorecem paridade maior entre emissor e receptor.
Quais propostas de reescrita conservam o sentido do período original?
Os blogs, por exemplo, proporcionam o debate entre autor e leitor, favorecendo uma maior paridade comunicativa entre emissor e receptor. (1.40-43)
I. Os blogs proporcionam, por exemplo, o debate entre autor e leitor e, além disso, favorecem maior paridade entre emissor e receptor.
II. Os blogs, por exemplo, proporcionam o debate entre autor e leitor e, por isso, favorecem maior paridade entre emissor e receptor.
III. Por exemplo os blogs, uma vez que proporcionam o debate entre autor e leitor, favorecem paridade maior entre emissor e receptor.
Quais propostas de reescrita conservam o sentido do período original?
mostrar texto associado
As afirmações abaixo dizem respeito ao significado, à forma e à origem de palavras do texto, respectivamente.
I. Receptor (1.37), emissor (1.38), autor (1.42) e leitor (1.42) denotam aquele que recebe, emite, atua ou lê, respectivamente.
II. Telecomunicações (1.02) e sociocultural (1.14) são formadas por pelo menos dois processos morfológicos diferentes a partir das mesmas raízes de comunicar e cultura, respectivamente.
III. Internet (1.03), mídias (1.19) e formato (1.67) originam-se todos da língua inglesa, embora apenas internet conserve a forma ortográfica original.
Quais são verdadeiras?
I. Receptor (1.37), emissor (1.38), autor (1.42) e leitor (1.42) denotam aquele que recebe, emite, atua ou lê, respectivamente.
II. Telecomunicações (1.02) e sociocultural (1.14) são formadas por pelo menos dois processos morfológicos diferentes a partir das mesmas raízes de comunicar e cultura, respectivamente.
III. Internet (1.03), mídias (1.19) e formato (1.67) originam-se todos da língua inglesa, embora apenas internet conserve a forma ortográfica original.
Quais são verdadeiras?
mostrar texto associado
Considere as três ideias abaixo, todas exploradas no texto de João E. Neto.
I. A expansão rápida da internet.
II. A interatividade e a participação efetiva do individuo na comunicação pela internet.
III. A ambiguidade da comunicação da rede com relação a emancipação do homem.
A sequencia que expressa a ordem de importância destas ideias para o texto (da mais importante a menos importante) e:
I. A expansão rápida da internet.
II. A interatividade e a participação efetiva do individuo na comunicação pela internet.
III. A ambiguidade da comunicação da rede com relação a emancipação do homem.
A sequencia que expressa a ordem de importância destas ideias para o texto (da mais importante a menos importante) e: