Filtrar


Questões por página:

Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão fora de ordem. Ordene-os nos parênteses e assinale a opção que traz a sequência correta, de modo que se obtenha um texto com coesão e progressão coerente de ideias.

( ) Até o ano 2000, 90% da receita da Embraer vinha do mercado de aeronaves comerciais. Naquele ano, no entanto, a empresa passou a diversificar sua produção.

( ) A Embraer deve seu sucesso, primeiro, ao fato de nunca ter abandonado o padrão de excelência que lhe deu origem.

( ) O resultado foi que, em pouco mais de uma década, as linhas Legacy, Phenom e Lineage venderam mais de 700 jatos executivos.

( ) No campo estratégico, a partir da privatização, em 1994, adotou princípios fundamentais: a diversificação de produtos e clientes, o estabelecimento de parcerias internacionais e a alocação contínua de investimentos pesados.

( ) A Embraer é, ainda hoje, a empresa privada que mais atrai estudantes do ITA, e só em cursos de treinamento e aprimoramento de seus profissionais investe 9 milhões de reais por ano.

Baseado em Pieter Zalis e Bela Megale, “Made in Brazil”, Veja, 11/06/2014, p.68/69.

mostrar texto associado
Assinale a opção em que o primeiro período do texto foi reescrito com correção gramatical.
Questão Anulada

A charge é construída com base

Os dois trechos que seguem foram extraídos de uma reportagem sobre drones, publicada em 2013. Leia-os e assinale a comparação correta.

Texto 1

Um trabalho realizado por drones é o levantamento aéreo de terrenos, para cartografia, geografia e topografia, bem como serviços de filmagem para engenharia, mineração e indústria cinematográfica. Governos fazem uso da novidade principalmente na área de prevenção de desastres.

Texto 2

Os Estados Unidos perceberam o potencial militar e passaram a usar drones para atacar alvos suspeitos de terrorismo no Afeganistão, Paquistão, Iêmen, Somália, além de monitorar outros países. A eficácia das missões é contestada por organizações de direitos humanos, que apontam um grande número de inocentes entre as vítimas. Críticos falam em "assassinatos sem julgamento", "guerra suja" e "violação das leis internacionais".

< http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/03/polemicos-erevolucionarios-mais-de-200-drones-voam-no-brasil-sem-regra.html> Acesso em: 03/01/2015 (com adaptações).

mostrar texto associado
Assinale a opção que, ao substituir o trecho transcrito, altera seu sentido original.