Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Considerando-se o texto lido, organizar os itens abaixo conforme a ordem dos parágrafos do texto e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


I. Esse parágrafo apresenta a falta de acesso à água potável por parte da população.

II. Esse parágrafo acrescenta que outras medidas devem ser tomadas no ambiente coletivo.

III. Esse parágrafo reforça a necessidade de hábitos de higiene e exemplifica ao mencionar as crianças.

IV. Esse parágrafo apresenta a relação entre a falta de hábitos de higiene e diversas doenças.

V. Esse parágrafo complementa que, além do zelo pelo ambiente, é preciso incluir certos hábitos como lavar as mãos.

mostrar texto associado
O trecho sublinhado na frase do texto “Com a falta desse recurso, importante para os cuidados com o corpo e o ambiente, o contágio de doenças pode ser facilitado.” retoma a seguinte ideia:

Imagem associada para resolução da questão



No trecho, acima, Guimarães Rosa aborda:

“A violência contra as crianças inclui violência física, psicológica, discriminação, negligência e maus-tratos. Ela vai desde abusos sexuais em casa a castigos corporais e humilhantes na escola; do uso de restrições físicas em casa à brutalidade cometida pelas forças da ordem, de abusos e negligência em instituições até às lutas de gangues nas ruas onde as crianças brincam ou trabalham; do infanticídio aos chamados «crimes» de honra.”

Disponível em: http://www.unice


Avalie as três afirmativas abaixo, com base no texto acima.


I. A função de linguagem predominante é referencial.

II. Na passagem “Ela vai desde abusos sexuais em casa a castigos corporais e humilhantes na escola...”, os termos “sexuais” e “corporais” estabelecem com os substantivos a que se referem uma relação de concordância nominal.

III. Há um desvio de grafia na passagem “...onde as crianças brincam ou trabalham; do infanticídio aos chamados «crimes» de honra.”.

Está CORRETO o que se afirma em:

Imagem associada para resolução da questão




O propósito comunicativo da Jornada PEDAGÓGICA é: