Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada

Imagem associada para resolução da questão

 

(Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/cartuns-de-alberto-benett-3/. Acesso em 10 nov.2024.)

 

 

Analisando o processo de construção do texto e dos sentidos que se deseja provocar e a mobilização de conhecimentos, a HQ apresenta uma:

mostrar texto associado

Uma particularidade de todas as línguas consiste no fato de que elas revelam variedades e não são iguais nem possuem a mesma forma. “As línguas têm formas variáveis porque as sociedades são divididas em grupos: há os mais jovens e os mais velhos, os que habitam uma região ou outra, os que têm esta ou aquela profissão, os que são de uma ou outra classe social e assim por diante.” (Platão e Fiorin. Lições de texto: leitura e redação, São Paulo: Editora Ática,2001). Com relação às variedades linguísticas, associe os itens utilizando o código a seguir.


I - variantes diastráticas


II - variantes diafásicas


III - variantes diatópicas


( ) São as variações de uma região para outra. Podem ser identificadas em sotaques, pronúncias e no nível lexical, como por exemplo, biscoito ou bolacha.


( ) São as variações de um grupo social para outro. Exemplo desse tipo de variação são as gírias e os jargões.


( ) São as variações de uma situação de comunicação para outra. Ocorrem em diferentes situações, por exemplo, em contextos que possibilitam uma linguagem bem informal e em outros que demandam um nível mais formal de linguagem.


Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA.


mostrar texto associado

Muito se tem falado sobre a noção de texto e contexto e de como os sentidos se constroem por meio da linguagem. Acerca desses assuntos, classifique (V) para as sentenças Verdadeiras e (F) para as Falsas.


( ) No texto, as sentenças não estão simplesmente arrumadas umas após as outras, mas relacionadas entre si. Nele, a significação de uma frase depende da significação das outras com as quais mantém relação. Não levar em conta os encadeamentos de uma sentença com as outras que constituem o texto pode acarretar o risco de conferir a ela uma significação oposta àquela que ela de fato tem.


( ) Não existe texto que não apresente o seu tempo. Todo texto é gerado, em um determinado tempo e espaço, por um sujeito, que, por fazer parte de um grupo social num tempo e num espaço específicos, mostra em seus textos os pensamentos, as inquietações, as aspirações e as esperanças de seu grupo social e de seu tempo.


( ) Se, por um lado, uma leitura não pode levar em consideração aquilo que não se encontra no interior do texto, por outro, deve considerar a relação, estabelecida por marcas textuais, que um texto mantém com outros.


( ) Os textos têm a especificidade de se constituir a partir de outros textos. Em razão disso, todos eles são traspassados, preenchidos pelo discurso do outro. Esse aspecto, intrínseco aos textos, revela uma particularidade essencial da linguagem, que é conhecida como heterogeneidade constitutiva.


Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA.

mostrar texto associado
Sobre recursos linguísticos e gramaticais usados nesse texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No texto em análise, a intertextualidade se estabelece por meio da referência explicita ao texto fonte com o qual dialoga.
( ) Na frase Dentre estas novidades, destaca-se a tutela antecipada requerida em caráter antecedente, a forma verbal destaca-se concorda em número e pessoa com o sujeito a tutela.
( ) Em ... sem a devida autorização/licença de uso de seu titular, não poderá um terceiro fazer uso de imagem que não seja a sua própria, os adjetivos devida e própria concordam em número e gênero com os substantivos autorização e imagem, respectivamente.
( ) No trecho Não obstante, não é incomum que terceiros se utilizem da imagem desautorizada alheia, a locução Não obstante expressa valor concessivo.

Assinale a sequência correta.

Julgue o item que se segue.


Na era digital, o hipertexto limita significativamente a interação do leitor com o texto, pois, ao apresentar a informação de forma não linear, impede que o leitor siga um caminho lógico e coeso, resultando em uma compreensão fragmentada e superficial da informação.