Filtrar


Questões por página:

INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão 05.


Entretanto, para as visões que consideram o racismo um fenômeno institucional e/ou estrutural, mais do que a consciência, o racismo como ideologia molda o inconsciente. Dessa forma, a ação dos indivíduos, ainda que conscientes, "se dá em uma moldura de sociabilidade dotada de constituição historicamente inconsciente". Ou seja, a vida cultural e política no interior da qual os indivíduos se reconhecem enquanto sujeitos autoconscientes e onde formam os seus afetos é constituída por padrões de clivagem racial inserida no imaginário e em práticas sociais cotidianas. Desse modo, a vida "normal", os afetos e as "verdades" são inexoravelmente perpassados pelo racismo, que não depende de uma ação consciente para existir. (grifos do autor)


Fonte: ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen,2019.


Considerando-se a atuação do psicólogo diante do que o excerto acima apresenta como ideia central, pode-se afirmar que:

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta para o que se aplica sobre a atuação do psicólogo na Assistência Social.


( ) A Psicologia pode oferecer, para a elaboração e execução de políticas públicas de Assistência Social – preocupadas em promover a emancipação social das famílias e fortalecer a cidadania junto a cada um de seus membros –, contribuições no sentido de não considerar e não atuar sobre a dimensão subjetiva dos indivíduos, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e cidadania.

( ) Tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos e o fortalecimento das políticas públicas.

( ) As práticas psicológicas devem categorizar, patologizar e objetificar as pessoas atendidas, e buscar compreender e intervir sobre os processos e recursos psicossociais, estudando as particularidades e circunstâncias em que ocorrem.

( ) Uma Psicologia comprometida com a transformação social toma como foco as necessidades, potencialidades, objetivos e experiências dos oprimidos.

Em conformidade com as ações que permeiam o trabalho do psicólogo no CRAS, assinale a alternativa incorreta.
“O Indivíduo sujeito da história é constituído de suas relações sociais e é, ao mesmo tempo, passivo e ativo, ou seja, determinado e determinante. Ser mais ou menos atuante como sujeito da história depende do grau de autonomia e de iniciativa que esse sujeito alcança.” (Sílvia T. M. Lane & Wanderley Codo (orgs.) pág.40.)
Considerando a informação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O homem é sujeito de sua história na medida em que se insere e se define no conjunto de suas relações sociais, desempenhando atividades transformadoras destas relações.
( ) O indivíduo consciente de si, necessariamente, tem consciência de sua pertinência a uma classe social; enquanto indivíduo, esta consciência se processa transformando as suas próprias ações.
( ) O homem como ser ativo e inteligente se insere historicamente em um grupo social através da aquisição da linguagem, condição determinante para a comunicação e o desenvolvimento de suas relações sociais e, consequentemente, de sua própria individualidade.
( ) O homem age produzindo e transformando o seu ambiente e para tanto ele pensa, planeja sua ação e, depois de executada, ela é pensada e avaliada, determinando ações subsequentes; este pensar se dá através dos significados transmitidos pela linguagem aprendida.
A sequência está correta em
Sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, assinale a alternativa incorreta: