Filtrar


Questões por página:
Observe o heredograma a seguir. Nele, os indivíduos que estão marcados em preto são hemofílicos.

Imagem associada para resolução da questão

A hemofilia é uma doença genética cuja herança é
A segunda lei de Mendel reúne princípios importantes para a produção mundial de alimentos e é aplicada a
Supondo que uma população está em equilíbrio de HardyWeinberg, ou seja, as frequências gênicas são mantidas constantes ao longo das gerações. Nessa população, existe uma doença determinada por um gene alelo “a”. O alelo “A”, que faz com que as pessoas nasçam saudáveis, possui dominância completa em relação ao “a”. Sabendo-se que a frequência do alelo “a” é de 30%, assinale a alternativa que indica corretamente a frequência de indivíduos saudáveis nessa população.
Um alelo é dominante se tiver o mesmo efeito fenotípico em heterozigotos e homozigotos; porém, às vezes, o heterozigoto tem fenótipo diferente dos dois homozigotos associados a ele como, por exemplo, a cor da flor boca-de-leão, em que as variedades brancas e vermelhas são homozigotas para diferentes alelos de um gene determinante da cor; quando cruzadas, produzem heterozigotos com flores cor-de-rosa. Outra exceção ao princípio da dominância simples surge quando um heterozigoto tem características observadas nos dois homozigotos associados, como os dois alelos parecem contribuir de maneira independente para o fenótipo dos heterozigotos. Isso ocorre com os tipos sanguíneos humanos MN; a capacidade de produzir os antígenos M e N é determinada por um gene com dois alelos. Um alelo determina a produção do antígeno M e, o outro, do antígeno N. Homozigotos para o alelo M produzem apenas o antígeno M e homozigotos para o alelo N, apenas o antígeno N. No entanto, heterozigotos para esses dois alelos produzem os dois tipos de antígenos.
(Fundamentos de Genética,7. ed. Guanabara Koogan,2017.)
Os exemplos descritos anteriormente são, respectivamente:
O fato de os seres vivos estarem adaptados para a vida na terra é tão evidente que os filósofos a explicavam teologicamente, antes mesmo de Darwin, sob o ponto de vista da ação sobrenatural que levara a adaptação. O darwinismo, por sua vez, considera uma vertente diferente e focada na seleção natural. Sobre as abordagens da biologia evolutiva, assinale a afirmativa correta.