Filtrar


Questões por página:

A narcolepsia é um distúrbio de sono que acomete a espécie humana e outros animais. Com o objetivo de investigar a causa da doença, pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) introduziram cães narcolépticos em sua colônia de animais saudáveis e realizaram cruzamentos, alguns deles representados no heredograma ao lado. Os animais 1,2,4 e 11 são os animais narcolépticos introduzidos na colônia. Após anos de pesquisa concluíram que nos cães a transmissão da narcolepsia é resultante da ação de um par de alelos.

A partir dessas informações, responda:


Qual é a probabilidade de um filhote do casal formado pelos animais 13 e 16 nascer com narcolepsia?



mostrar texto associado
Sabendo-se que a determinação do caráter albinismo se deve apenas a um par de genes autossômicos, a probabilidade de nascer uma menina albina a partir do casamento 12 x 18 é:
Através de uma extensiva investigação experimental com ervilhas, Gregor Johann Mendel, em meados do século XIX, forneceu as bases para o entendimento da hereditariedade. Em sua primeira lei, postulou que cada característica é determinada por um par de fatores provenientes de cada genitor e que se separam na formação dos gametas. Em qual processo celular “o par de fatores provenientes de cada genitor” se separam?
Nas cobaias, existem dois pares de alelos com segregação independente, que condicionam, respectivamente, o comprimento e a cor da pelagem. A pelagem longa e marrom é condicionada pelo genótipo duplo recessivo, enquanto as pelagens curta e preta são dominantes para esses fenótipos. O cruzamento entre um macho duplo heterozigoto e uma fêmea dupla recessiva, para esses alelos citados, deverá gerar
Os indivíduos afetados possuem a doença de Tay-Sachs, uma grave doença autossômica recessiva. O defeito leva acúmulo de ácidos graxos nas células nervosas, causando paralisia seguida de morte precoce. Com base no heredograma, calcule a probabilidade do casal III-1 e III-2 terem uma criança com a doença, considerando que os indivíduos II-3 e II-4 são homozigotos.