Filtrar


Questões por página:

Se a extremidade cortada de um ramo de uma planta de flores com pétalas brancas for mergulhada em uma solução colorida, observar-se-á que, após certo tempo, suas pétalas ficarão com a coloração da solução.


É importante que se cortem os ramos das plantas dentro de um recipiente com água, pois, se forem cortados fora da água, em contato com o ar, este penetra no;

Apesar de a cutícula que reveste a epiderme superior das folhas apresentar grande impermeabilidade, ela possibilita uma baixa perda de água, denominada transpiração cuticular. No entanto, a maior taxa de transpiração ocorre quando os estômatos estão abertos para que a planta absorva o gás carbônico para realizar sua fotossíntese, é a chamada transpiração estomatar.


No gráfico a seguir essas duas transpirações, cuticular e estomatar, estão indicadas.


Imagem associada para resolução da questão


Assim, é possível concluir que o gráfico acima é de uma folha retirada de seu ramo que diminui o seu peso rapidamente devido à transpiração:

A professora de Ciências, em sala de aula, trabalha uma atividade em grupo com os alunos. Propõe que pesquisem, na internet, o significado de “estômatos" e sua função. Pode-se firmar que estômatos são estruturas encontradas nas folhas dos vegetais e são responsáveis:

Sabe-se que a maioria das plantas terrestres retira a água do solo através do seu sistema radicular (pelos absorventes), principalmente, embora existam casos em que outras partes da planta possam se adaptar a essa função.

Dentre os vários fenômenos relacionados à absorção de água pela planta existe a exsudação. Assim, se cortarmos o caule de uma planta, esta começa a eliminar a seiva bruta na região do corte, assim como, cortando-se a extremidade do caule de uma planta cultivada em solo que havia sido bem irrigado, nota-se a saída de quantidade significativa de água líquida através da superfície cortada. Essa exsudação deve-se

Reprodução vegetal representa a produção de novos indivíduos ou filhos das espécies de plantas, que pode ser realizada via meio sexual ou assexual. A reprodução sexual produz pela fusão de gametas, descendências geneticamente diferentes do pai ou pais. Por outro lado, a reprodução assexuada produz novos indivíduos sem a fusão de gametas, geneticamente idêntico aos da planta-mãe, exceto, quando ocorrem mutações. Em plantas de semente a descendência pode ser embalada como formas de proteção, que é usado como um agente de dispersão.

Com relação à reprodução dos vegetais, suas variações, mecanismos e processos, é INCORRETO afirmar que