Filtrar


Questões por página:

A ética profissional, como modo de objetivação da vida ética, é um fenômeno historicamente condicionado pela natureza do trabalho em sociedade. Em face da conjuntura contemporânea, a reflexão filosófica e a intervenção política da categoria profissional são cruciais para a superação de tendências que fragilizam o compromisso ético. A respeito das esferas filosófica e política da ética profissional, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I.O apelo ao senso comum e o utilitarismo ético, típicos das tendências da sociedade capitalista, fragilizam a ética profissional.


PORQUE


II.A reflexão filosófica e a intervenção política da categoria são os principais caminhos para resgatar os valores genéricos, universalizar a capacidade de escolha consciente e confrontar a alienação e a mercantilização das relações humanas.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Sobre a ética profissional do servidor público, julgue os itens a seguir:


I.A moralidade no serviço público vai além do bem e do mal, exigindo que o bem comum seja sempre a finalidade.


II.A ausência injustificada desmoraliza o serviço público e prejudica as relações humanas.


III.O servidor deve ser diligente e atencioso às ordens legais de seus superiores para evitar a negligência.


IV.A cortesia, a boa vontade e a dedicação ao serviço público demonstram disciplina.


É correto o que se afirma em:

João trabalha como porteiro em uma escola pública municipal. Todos os dias, ele recebe a visita de um vendedor de doces que oferece uma pequena quantia em dinheiro para que João permita a entrada do vendedor no pátio da escola durante o recreio, mesmo sabendo que isso é proibido pelo regimento interno da instituição. O vendedor argumenta que "é apenas um doce para as crianças" e que "ninguém vai saber". Considerando os princípios básicos da ética no serviço público, a atitude correta de João deve ser:
Conforme disciplina o Código de Conduta Ética dos Agentes Públicos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo do Município de Brusque (Decreto Municipal nº 10.025, de 2024), associe as colunas em relação aos princípios que orientam a conduta ética dos agentes públicos.

Coluna 1 - Princípios
1. Moral
2. Dignidade
3. Zelo
4. Respeito
5. Integridade

Coluna 2 - Descrição
( ) Obediência às normas de convivência, às boas maneiras, à decência e à compostura.
( ) Estado de quem se empenha na realização de algo; diligência.
( ) Normas, valores e costumes que orientam a conduta das pessoas em sociedade, permitindo discernir a correta postura a ser adotada.
( ) Norteia o reconhecimento da pessoa quanto ao próprio valor, honra e autoridade.
( ) Conduta reta, justa, honesta e proba.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Conforme disciplina o Código de Conduta Ética dos Agentes Públicos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo do Município de Brusque (Decreto Municipal nº 10.025, de 2024), são condutas esperadas dos agentes públicos que atuam na Administração Pública Municipal:

1. desempenhar suas atividades com responsabilidade, priorizando a adoção de práticas que favoreçam a inclusão social.
2. priorizar o atendimento do interesse privado quando em conflito com o interesse público.
3. evitar quaisquer ações ou relações conflitantes, ou potencialmente conflitantes, com suas responsabilidades profissionais.
4. manter neutralidade no exercício profissional, conservando sua independência em relação a influências político-partidárias, religiosas ou ideológicas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.