Filtrar


Questões por página:

Julgue o item subsequente.


É permitido ao servidor público divulgar informações de caráter sigiloso, desde que isso não prejudique o interesse público.

Em relação às atitudes que são éticas no âmbito do serviço público, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) M., servidora pública, em horário de serviço, ao invés de desempenhar suas atribuições, prefere ficar assistindo a séries e filmes, deixando atrasar os prazos.
( ) D., professora de escola da rede pública, sempre pontual e proativa no desempenho de suas aulas, agindo de forma respeitosa com seus alunos e comunidade escolar.
O serviço público requer que se tenha a disposição para justificar publicamente decisões tomadas ou estratégias adotadas, e abertura para ouvir interpelações, críticas e sugestões. Todo diálogo deve ser de forma respeitosa, independentemente da simpatia pessoal que se tenha pelo interlocutor. Essa qualidade é, portanto, uma disposição para tornar as relações sociais mais fluentes ou menos ásperas.

Fonte: Ética e Serviço Público. ENAP - Escola Nacional de Administração Pública. Brasília,2014.

O texto acima refere-se à:
Dentre os diversos princípios que regem a Ética Profissional do Servidor Público Civil, destaca-se o princípio da publicidade dos atos administrativos, essencial para a transparência e o controle social. A respeito desse princípio, analise as assertivas a seguir:

I.O princípio da publicidade determina que os atos administrativos devem ser amplamente divulgados, salvo nos casos em que o sigilo seja necessário para a segurança do Estado ou para resguardar o interesse público.
II.A ausência de publicidade de um ato administrativo invalida automaticamente o ato praticado.
III.A publicidade dos atos administrativos é um meio de garantir a transparência e a fiscalização das ações governamentais pelos cidadãos.

Marque a opção que corresponde a(s) assertiva(s) correta(s):
A conduta do servidor público que utiliza informações privilegiadas para obter vantagens pessoais ou para beneficiários terceiros caracteriza: