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De acordo com Melo e Assis (“Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório”,2016), gênero é um termo que remete a agrupamento e coliga certos elementos, os formatos, os quais podem ser entendidos como formas de expressão com certas características comuns, mas com lógicas próprias. No jornalismo, a tradicional “Classificação Marques de Melo” divide os gêneros em informativo, opinativo, interpretativo, diversional e utilitário. De acordo com essa classificação, são formatos que pertencem ao gênero interpretativo
O Jornalismo articula-se a partir de dois núcleos de interesse: a informação (saber o que se passa) e a opinião (saber o que se pensa sobre o que se passa). Trata-se de um caminho que percorre a descrição dos fatos e a versão dos fatos (a reprodução do real e a leitura do real). Considerando estes dois aspectos que norteiam os conceitos sobre os gêneros jornalísticos, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Informativo. 2. Opinativo. 3. Interpretativo. 4. Diversional ou entretenimento.
( ) Identifica as causas e os motivos que deram origem ao fato. Busca compreender a significação e efetuar análises, comparações e realizar previsões. É objetivo e determina o sentido de um fato. ( ) Visa entreter e abrir espaço para prender o interesse do público. ( ) A instituição reage diante das notícias e difunde opiniões: sejam opiniões da própria empresa, sejam as que leem, ouvem ou veem. ( ) A instituição jornalística assume o papel de observadora da realidade, registrando os fatos e informando a sociedade.
A sequência está correta em
Sobre o conteúdo da linguagem sonora utilizada no rádio, assinale a afirmativa correta.
Analise as afirmativas a seguir.

I. A um spot gravado, falando de uma matéria ou programa, transmitido várias vezes ao dia para chamar a atenção do ouvinte dá‐se o nome de “chamada".

II. Todo locutor, no momento em que estiver fazendo a revisão no texto através das leituras prévias, deve corrigir eventuais erros gramaticais, desde que tenha absoluta certeza.

III. Ao redigir um texto para ser divulgado no rádio, o profissional deve sempre lê‐lo em voz alta, o que ajuda a evitar o uso de frases difíceis ou pronúncias complicadas, que podem induzir o locutor ao erro.

Assinale:

Sobre o texto radiofônico, analise as afirmativas a seguir.

I. Nunca separar sílabas na mesma lauda e nem separar frases de uma lauda para outra.

II. No uso de siglas, quando a pronúncia for cada letra, separá‐ las por ponto.

III. Os horários devem ser escritos conforme a forma correta: 14 horas,17 horas,21 horas.

Assinale: