Filtrar


Questões por página:
A crônica é um gênero de redação jornalística que teve origem nos folhetins franceses do século XIX. No Brasil, ela sofreu adaptações linguísticas e temáticas, como se pode observar na citação a seguir: “a crônica assumiu entre nós caráter sui generis. Em outros termos, estamos criando uma nova forma de crônica (ou dando erradamente esse rótulo a um gênero novo) que nunca medrou na França. Crônica é para nós hoje, na maioria dos casos, prosa poemática, humor lírico, fantasia, etc., afastando-se do sentido de história, de documentário que lhe emprestam os franceses” (MOISÉS, M. A criação literária. São Paulo: Editora Cultrix,1982. Pg.246).
Sobre a crônica esportiva nos jornais impressos, é correto afirmar que:
De acordo com Melo e Assis (“Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório”,2016), gênero é um termo que remete a agrupamento e coliga certos elementos, os formatos, os quais podem ser entendidos como formas de expressão com certas características comuns, mas com lógicas próprias. No jornalismo, a tradicional “Classificação Marques de Melo” divide os gêneros em informativo, opinativo, interpretativo, diversional e utilitário. De acordo com essa classificação, são formatos que pertencem ao gênero interpretativo
O Jornalismo articula-se a partir de dois núcleos de interesse: a informação (saber o que se passa) e a opinião (saber o que se pensa sobre o que se passa). Trata-se de um caminho que percorre a descrição dos fatos e a versão dos fatos (a reprodução do real e a leitura do real). Considerando estes dois aspectos que norteiam os conceitos sobre os gêneros jornalísticos, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Informativo. 2. Opinativo. 3. Interpretativo. 4. Diversional ou entretenimento.
( ) Identifica as causas e os motivos que deram origem ao fato. Busca compreender a significação e efetuar análises, comparações e realizar previsões. É objetivo e determina o sentido de um fato. ( ) Visa entreter e abrir espaço para prender o interesse do público. ( ) A instituição reage diante das notícias e difunde opiniões: sejam opiniões da própria empresa, sejam as que leem, ouvem ou veem. ( ) A instituição jornalística assume o papel de observadora da realidade, registrando os fatos e informando a sociedade.
A sequência está correta em
As opções a seguir apresentam exemplos de textos representativos do gênero opinativo no jornalismo, à exceção de uma. Assinale-a.
Texto opinativo e espaço para comentários são as definições clássicas de um