Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:

I. O Conselho Federal de Contabilidade tem poder para regular os princípios contábeis, do exame de suficiência profissional, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada. Esse conselho pode, ainda, editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.

II. São considerados trabalhos técnicos de contabilidade, de acordo com a legislação vigente, a realização de perícias judiciais ou extrajudiciais; a revisão de balanços e de contas em geral; a verificação de resultados de exames da medicina do trabalho; a homologação de regulações judiciais ou extrajudiciais de avarias grossas ou comuns; a prestação de assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuições de natureza técnica conferidas por lei aos profissionais de contabilidade.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. A escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os livros necessários no conjunto da organização contábil; o levantamento dos respectivos balanços e demonstrações; o planejamento das opções de investimento e o controle sobre a taxa de absenteísmo são considerados trabalhos técnicos de contabilidade, de acordo com as disposições do artigo 25 do Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946.

II. Deve o Conselho Federal de Contabilidade publicar o relatório anual de seus trabalhos, em que deverá figurar a relação de todos os profissionais registrados.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. À luz do artigo 6º do Decreto-Lei nº 9.295, de 1946, são atribuições do Conselho Federal de Contabilidade organizar o seu regimento interno e tomar conhecimento de quaisquer dúvidas suscitadas nos conselhos regionais e dirimi-las.

II. Ao Conselho Federal de Contabilidade compete decidir, em última instância, sobre os recursos de penalidade imposta pelos conselhos regionais.

Marque a alternativa CORRETA:
“Sociedades de Grande Porte” foi um conceito incorporado ao cenário contábil brasileiro, basicamente com o objetivo de agregar mais transparência às informações das empresas constituídas sobre a forma de sociedades limitadas. A exigência para essas empresas serem submetidas à auditoria independente foi incorporada à Lei 6.404/76 pelo(a):
Conforme a Norma Brasileira de Contabilidade - NBC, que trata da apresentação das demonstrações contábeis, estas são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade, que deve apresentar, com igualdade de importância, todas as demonstrações que façam parte do conjunto completo de demonstrações contábeis. São parte desse conjunto as seguintes demonstrações contábeis: