Filtrar


Questões por página:

De acordo com a Lei nº 6.404/76, o critério de avaliação de investimentos em coligadas e controladas, quando no exercício social a investida não tiver realizado lucro superior ao dividendo obrigatório, deve ser feito pelo:

Com relação às demonstrações financeiras estabelecidas pela Lei nº 6.404/76, assinale, das alternativas abaixo, qual delas tem como principal objetivo apresentar as origens e aplicações dos recursos da entidade.

A Lei nº 6.404/76, também conhecida como Lei das Sociedades por Ações, estabelece normas referentes à elaboração das demonstrações financeiras. No que tange ao Demonstrativo dos Fluxos de Caixa (DFC), assinale qual método é obrigatório para as companhias abertas:

De acordo com a NBC TG 27 (R4) – Ativo Imobilizado, os usuários das demonstrações contábeis podem entender que algumas informações são relevantes para as suas necessidades, de modo que as entidades são encorajadas a divulgá-las.
Avalie se tais informações relevantes incluem:

I. Valor contábil do ativo imobilizado que está temporariamente ocioso.
II. Valor contábil bruto de ativo imobilizado totalmente depreciado que ainda está em operação.
III. Valor contábil de ativos imobilizados retirados de uso ativo e não classificados como mantidos para venda.
IV. Valor justo do ativo imobilizado que é materialmente diferente do valor contábil apurado pelo método do custo.


Está correto o que se afirma em:
Em 02/01/2024, uma sociedade empresária que presta serviços de consultoria contraiu um empréstimo para pagamento em dois anos para a compra de um terreno e construção de um imóvel que será destinado ao aluguel, considerado, por ela, um ativo qualificável, de acordo com os requerimentos da NBC TG 20 (R2) – Custos de Empréstimo.
Os custos do empréstimo diretamente atribuíveis à aquisição foram de R$ 50.000.
Em janeiro não houve atividades de preparação para o terreno. Já em fevereiro foram realizados trabalhos técnicos e administrativos anteriores ao início da construção física, como obtenção de permissões para o início da construção física. Em março, foram iniciadas as atividades de preparação do terreno e desenvolvimento do projeto, enquanto as obras efetivamente começaram em maio.
Os custos relacionados ao empréstimo começaram a ser reconhecidos como ativo no mês de