Filtrar


Questões por página:
Os segmentos operacionais que não atinjam quaisquer dos parâmetros mínimos quantitativos podem ser considerados divulgáveis e podem ser apresentados separadamente se a administração entender que essa informação sobre o segmento possa ser útil para os usuários das demonstrações contábeis. A NBC TG 22 estabelece que a entidade divulgue separadamente as informações sobre o segmento operacional que atenda, entre outros, o seguinte parâmetro:

Considere a NBC TG 25 e marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Obrigação não formalizada é uma obrigação que deriva de contrato (por meio de termos explícitos ou implícitos), legislação ou outra ação da lei.

( ) Ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.

( ) Contrato oneroso é um contrato em que os custos inevitáveis de satisfazer as obrigações do contrato excedem os benefícios econômicos que se esperam sejam recebidos ao longo do mesmo contrato.

( ) Reestruturação é um programa planejado e controlado pela administração e que altera materialmente o âmbito de um negócio empreendido por entidade ou a maneira como o negócio é conduzido.

Em relação à Lei n° 6.404/76, que dispõe sobre as Sociedade por Ações, assinale a alternativa que apresenta o critério correto para avaliar os elementos do passivo no balanço.
Empresas do ramo de shoppings centers, hotelaria e turismo utilizam ativos imobilizados de diversas maneiras. O imobilizado é definido como item tangível que é mantido para uso na produção ou no fornecimento de mercadorias ou em serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos, e se espera que seja utilizado por mais de um período. Inclui terrenos e estruturas de construção, tais como escritórios, fábricas e armazéns, além de equipamentos, como máquinas, móveis e ferramentas. Uma classe separada do imobilizado pode ser tratada como propriedade para investimento mediante a aplicação do método de valor justo.
Dessa forma, segundo preceitos do CPC 28 — Propriedade para Investimento —, as propriedades para investimento são

Analise as transações a seguir:


I - Um empréstimo de R$ 200 mil a uma empresa S.A. pelo prazo de 2 anos, em que o contrato não pode ser pago antecipadamente, e os juros de 20% a.a. serão pagos anualmente.


II - Um empréstimo de 10 anos, com pagamentos anuais de 14% a.a., fixos, mais adicional para cobertura de risco de crédito, ajustado anualmente.


III - Um empréstimo perpétuo, com pagamentos de juros trimestrais e opção de exigir o pagamento antecipadamente se o devedor sofrer mudanças que deteriorem sua classificação de risco de crédito a um determinado nível.


IV - Um título conversível em número fixo de instrumentos patrimoniais do emissor deve ser avaliado pelo detentor na sua totalidade, sem o desmembramento do derivativo embutido no contrato.


V - Um empréstimo a juros fixos, pagáveis em 36 meses, no qual o tomador tem a opção de prorrogação por mais 24 meses, podendo optar por continuar pagando juros fixos ou um percentual da taxa de juros básica.


Considerando-se as informações apresentadas e os preceitos do CPC 48, as transações que seriam aprovadas no teste de somente pagamentos de principal e de juros são: