Filtrar


Questões por página:

É proibido “Delegar atribuições dos(as) profissionais de enfermagem, previstas na legislação, para acompanhantes e/ou responsáveis pelo paciente” (Resolução COFEN 564/2017). As possíveis penalidades previstas neste Código, que poderão ser aplicadas ao profissional que infligir esta resolução são:

Sobre o sigilo profissional descrito no Código de Ética do Profissional (Resolução COFEN 564/2017), assinale a alternativa correta.


I.O fato sigiloso não deverá ser revelado em situações de ameaça à vida e à dignidade, na defesa própria ou em atividade multiprofissional, quando necessário à prestação da assistência.

II. O profissional de Enfermagem intimado como testemunha deverá comparecer perante a autoridade e, se for o caso, declarar suas razões éticas para manutenção do sigilo profissional.

III. Permanece o dever manter sigilo mesmo quando o fato seja de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida.


É correto o que se afirma em:

Sobre os deveres do profissional Enfermeiro descritos no Código de Ética do Profissional (Resolução COFEN 564/2017), assinale a alternativa correta.

O agir profissional deve prevenir prejuízos ao paciente devido à falta de atenção, à negligência ou mesmo à imperícia. Para tanto, faz-se necessário, prioritariamente, um conjunto de princípios que norteiem o exercício profissional da enfermagem no campo:
Os limites das atividades dos profissionais de enfermagem (auxiliar, técnico e enfermeiro) estão definidos no Decreto N° 94.406/87, que regulamenta a Lei N° 7.498/86, sobre o exercício profissional da Enfermagem. As funções são divididas por níveis de complexidade e cumulativas, ou seja, ao técnico competem as suas funções específicas e as dos auxiliares, enquanto que o enfermeiro é responsável pelas suas atividades privativas, outras mais complexas e ainda pode desempenhar as tarefas das outras categorias. A categoria da equipe de enfermagem que tem todas as atividades explicitadas em Lei é a de: