Filtrar


Questões por página:
Referente às atribuições comuns de enfermeiros coordenadores do cuidado, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Tomada de decisão: assumir a responsabilidade de buscar o crescimento e o desenvolvimento profissional pessoal.
( ) Papel profissional: utilizar o pensamento crítico e as habilidades de tomada de decisão para os processos de coordenação, avaliando e sistematizando condutas mais adequadas, baseadas em evidências cientificas.
( ) Educação em saúde: fornecer educação adequada e oportuna para pacientes, famílias e cuidadores a fim de facilitar a compreensão e apoiar a tomada de decisão informada.
( ) Liderança: conduzir e organizar o trabalho da equipe, estimulando os membros para desenvolver plenamente seu desempenho e, assim, potencializar a coordenação e articulação das atividades dos profissionais de saúde.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A ética profissional emergiu a partir de discussões sobre a deontologia em enfermagem. A palavra deontologia pode ser definida como tratado do dever ou o conjunto de deveres, princípios e normas adaptadas por um determinado grupo profissional. Referente aos infratores do Código de Deontologia de Enfermagem, poderão ser aplicadas as seguintes penas, EXCETO:
Dadas as afirmativas acerca do Decreto nº 94.406/1987 que regulamenta a Lei nº 7.498/1986 e dispõe sobre o exercício da enfermagem,
I. São enfermeiras as titulares de diploma ou certificado de obstetriz ou de enfermeira obstétrica, conferidos nos termos da lei. II. A consulta de enfermagem é atividade privativa dos enfermeiros. III. É vedado ao enfermeiro a participação em projetos de construção ou de reforma de unidades de internação. IV. Como integrante da equipe de saúde, o enfermeiro pode prescrever medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada por instituição de saúde.
verifica-se que está/ão correta/s
Dadas as afirmativas acerca dos direitos, dos deveres e das proibições quanto à assistência de enfermagem e sua participação na pesquisa e na extensão,
I. É um direito do profissional de enfermagem que atua em serviços em que são realizadas pesquisas, fazer constar seu nome como coautor em obra técnico-científica. II. É vedado ao profissional de enfermagem ser responsabilizado pela assistência prestada aos pacientes sob seus cuidados, realizada por estagiários sob sua supervisão, pois essa responsabilidade é da Instituição de Ensino, salvo comprovada a má-fé. III. É um dever do profissional de enfermagem aprimorar seus conhecimentos técnico-científicos, bem como estimular, apoiar, colaborar e promover o desenvolvimen atividades de pesquisa e de extensão.
De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem – Resolução COFEN nº 564/2017, verifica-se que está/ão correta/s
À Enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida. O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional configurado pela responsabilidade no plano das relações de trabalho com reflexos no campo científico e político. Assim sendo, temos o “Código de ética dos profissionais de enfermagem”, CAPÍTULO I - DAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS, instituindo: DIREITOS; RESPONSABILIDADES E DEVERES; PROIBIÇÕES.
(http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2012/03/resolucao_311_anexo.pdf)
Nesse contexto, marque a alternativa com o Artigo que se refere às Responsabilidades e Deveres.