Filtrar


Questões por página:
A Enfermagem é comprometida com a produção e gestão do cuidado prestado nos diferentes contextos socioambientais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade. No exercício de sua profissão, dentre os direitos do profissional de enfermagem, assinale a alternativa CORRETA:
Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, assinale a alternativa INCORRETA, em relação às proibições ao profissional de enfermagem no exercício de sua profissão:
Sobre a história da Ética na Enfermagem assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:

( ) Surge com a criação do próprio curso, em 1923, no Rio de Janeiro.
( ) A formação ética na Enfermagem tem suas bases consolidadas e fundamentadas em profundo sentimento de religiosidade.
( ) Em 1925, o primeiro juramento de enfermagem não retrata forte traço de religiosidade, mas sim submissão que marcou e até se reflete na formação enfermeiros.
( ) Em 1958, aprovou o Primeiro Código de Ética para Enfermeiros pela ABEN com contribuição decisiva de um grupo de enfermeiros católicos.
( ) Em 1975 foi aprovado o Código de Deontologia em Enfermagem.
( ) Em 1993 foi reformulado o Código de Deontologia em Enfermagem, que foi denominado Código de Ética do Profissionais de Enfermagem.
( ) O CEPE foi reformulado posteriormente em 2000 e a resolução COFEN 311/2007 aprova a reformulação do mesmo.
Analise as questões e diga se é verdadeiro ou falso conforme as competências privativas do enfermeiro.

I. Presidência do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica de saúde pública, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem.
II. Organização e direção dos serviços de enfermagem e de atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadora desse serviço.
III. Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de enfermagem.
IV. Consultoria, auditoria emissão de parecer sobre matéria de enfermagem.
V. Consulta de enfermagem, Prescrição da assistência de enfermagem, Cuidados diretos ao cliente grave sem risco de vida.
VI. Cuidados de enfermagem sem complexidade técnica que não exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas.
VII. Participar do planejamento, execução e avaliação do programa de saúde e planos de saúde.
VIII. Prescrições dos medicamentos que fazem partem dos programas da saúde pública e rotina aprovada pela instituição de saúde.
IX. Participação em projetos de construção ou reforma de unidade de internação.
X. Prevenção, controle sistemático de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis por contato.
A atuação do enfermeiro em auditoria inclui a análise e avaliação da qualidade da assistência prestada aos pacientes, a identificação de problemas e oportunidades de melhoria nos processos de trabalho e a participação em programas de monitoramento e avaliação de indicadores de saúde.
(Disponível em: http://www.cofen.gov.br/cofen. Acesso em: 08/08/2023.)

Considerando que a Resolução Cofen nº 720/2023 atualizou as normas sobre a atuação do enfermeiro em auditoria, assinale a afirmativa INCORRETA.