Filtrar


Questões por página:
Em conformidade com a Nota Técnica de Orientação às(aos) Psicólogas(os) sobre Avaliação da Capacidade Decisional de Pessoas com Deficiência e/ou com Doenças Crônicas e em relação à demanda por avaliação psicológica, tendo como complemento as orientações constantes na Nota Técnica nº 04/2019 do Conselho Federal de Psicologia, analise as assertivas abaixo:
I. A avaliação psicológica da capacidade decisional não é uma avaliação global. Tratará sempre de domínios específicos, tais como: financeiro, afetivo, de saúde, educação, autocuidado etc.
II. Na avaliação psicológica de capacidade decisional, quando observado prejuízo da capacidade decisional, a(o) psicóloga(o) deve informar a dimensão a que o prejuízo se refere e indicar a necessidade de utilização de recursos de tomada de decisão apoiada.
III. A avaliação psicológica de capacidade decisional substitui a avaliação de deficiência intelectual, de capacidade ou transtorno mental.
Quais estão corretas?

A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.


Fonte: Cartilha sobre Avaliação psicológica do CFP, Junho/2007.


Considerando o texto apresentado e de acordo com a resolução CFP nº 007/2003, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


( ) O atestado, o laudo e o parecer são documentos decorrentes da avaliação psicológica e devem ser cuidadosamente elaborados, levando em consideração todo rigor técnico e científico.

( ) A finalidade do laudo psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico.

( ) A declaração deverá conter em sua estrutura a demanda trazida pelo cliente referentes à problemática apresentada e dos motivos, razões e expectativas que produziram o pedido do documento.

( ) O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando elucidar as dúvidas que estão interferindo na decisão.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Privacidade e sigilo são princípios norteadores da prática profissional do psicólogo. Sobre a importância e os limites do sigilo profissional, o Código de Ética Profissional do Psicólogo é explícito ao afirmar que:
No que se refere aos documentos psicológicos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I - O atestado psicológico tem a finalidade de fornecer um diagnóstico nosológico, sendo necessário o uso da CID. PORQUE II - Resulta de uma avaliação psicológica sistemática e delimitada no tempo. A respeito dessas asserções, é correto afirmar que
A ética dos profissionais da saúde mental-principalmente do psicólogo clínico- com respeito a situações limite na clínica cotidiana. Por ser um ofício que exige certa distância e neutralidade referindo-se às questões envolvidas em cada caso em particular, os terapeutas devem abster-se de preconceitos, valores culturais e opções pessoais, para poder proporcionar uma assistência transparente e eficaz para com os seus clientes. Embora estejam treinados para trabalhar desta forma, é importante reconhecer que há questões que dificultam o trabalho pelo simples fato de tratar-se de uma relação entre dois seres humanos. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A ética do profissional da saúde mental é de tamanha redundância que exige inexoravelmente de autonomia e responsabilidade em decisões práticas vinculadas a cada caso em particular. Isto é, autonomia para julgar a adequação de seu trabalho a um determinado caso e responsabilidade para consigo mesmo e com os clientes.
II. A ética dos profissionais da saúde mental- em especial para o psicólogo clínico-, há uma conjunção de variáveis complexas que quando não consideradas dificultam o proceder no exercício cotidiano. Estas podem ser subdivididas em internas e externas, no entanto, encontram-se diretamente relacionadas entre si.
III. A responsabilidade referente ao cuidado precisa ser uma variável constante para o trabalho em âmbito clínico, de forma que a intervenção a ser realizada vise por excelência: o bem estar do cliente e do profissional.
IV. Os valores e a ética dos profissionais estão intimamente vinculados e, por isso, é preciso refletir sobre a relação direta entre o ser e o dever. O profissional prudente encontra-se situado entre os princípios e as exigências, que não apenas devem ser correspondidas, mas que também acarretam consequências.